Junho, já cheira a férias.

“Férias”- palavra amplamente apreciada por miúdos e graúdos. Corresponde a um período de descanso invariavelmente curto demais, independentemente da sua duração, situação esta que se agrava quanto mais agradáveis forem os dias.

Por esta altura não existirá aluno nenhum que não sinta que este ano letivo foi longo demais. É, portanto, gigantesca a vontade de gozar umas belas férias de verão. Mas enquanto essas não chegam, aproveitam-se todas as pausas letivas da melhor forma possível. Receitas? Não há! Mas temos sugestões…

Foram quinze dias preenchidos e muito agradáveis, opinião partilhada tanto por “miúdos” como por “graúdos”. Entre as atividades realizadas, destacamos algumas.

Caça aos ovos
O trabalho de equipa é essencial para a vida em sociedade. Podemos observar exemplos disso na escola, no desporto e, sobretudo, na vida profissional. Existem alguns aspetos essenciais para que esta cooperação seja bem-sucedida. Estarem todos alinhados uns com os outros e com a sua missão e comprometidos com a tarefa a desempenhar, são alguns dos fatores chave.

Juntando o útil ao agradável, tornámos as férias mais animadas, preparando uma típica caça aos ovos. Formámos equipas e propusemos enigmas que forneciam as pistas necessárias à sua localização. Com esta proposta estivemos a trabalhar competências pessoais, sociais e relacionais. A resiliência foi compensada com a degustação de uns deliciosos ovos de chocolate. No final todos saíram vencedores!

junho férias crianças

Passeio de bicicleta 
Fazer o percurso da Aldeia SOS de Gulpilhares até Esmoriz foi um grande desafio que colocou à prova a capacidade física e mental de cada um dos participantes. Tal como na vida, o caminho nem sempre é feito de terrenos fáceis e dias solarengos. Também existem subidas que cansam, chuva que nos tenta demover e vento que atrasa a nossa pedalada. Foi o que enfrentamos ao longo desta aventura, que contou com a “cereja no topo do bolo”- um magnífico piquenique no Parque do Buçaquinho e um gelado junto à praia do Furadouro. 

Até porque, apesar das dificuldades, a vida também tem momentos doces, melhores ainda quando partilhados com amigos.

 

Peddy Paper em Aveiro
Ao chegar ao centro de Aveiro, a primeira etapa do Peddy Paper conduziu-nos a uma saborosa experiência. Aqui pudemos aprofundar conhecimentos acerca daquele que é o doce típico da cidade o qual, até ao momento, conhecíamos bem, mas apenas na “ótica do utilizador”. Desta feita, para além de ficarmos por dentro dos pormenores da sua confeção, pudemos ainda experimentar a arte de rechear as hóstias com o delicioso de recheio de ovo. Na hora da degustação ninguém se fez rogado a provar a deliciosa iguaria. 

Mas porque esta não era uma viagem gastronómica, as etapas que se seguiram, guiaram-nos até alguns dos locais mais emblemáticos da cidade e que a tornam tão bonita e especial. Conhecida como a “Veneza de Portugal”, distingue-se pelos seus canais navegados por barcos coloridos e pelos seus bonitos edifícios. Calcorreámos a baixa, naquela que poderemos designar como uma tarde muito bem passada e cuja experiência pretendemos repetir.