#Histórias de Sucesso

Conversa com Saikhul

Programa de Cuidados Alternativos

A vida de um Jovem Estrangeiro Não Acompanhado é cheia de desafios e obstáculos, e para muitos, a jornada começa desde o momento em que nascem. Para o Jovem Saikhul os desafios começaram depois do falecimento do seu pai.

Saikhul é um jovem de 18 anos corajoso e determinado, que passou por muitas dificuldades na sua vida. Quando criança, começou a sentir o peso do mundo nas suas costas. Desde muito jovem, lembra-se de ter sonhos vívidos de um dia chegar à Europa e aos 14 anos, decidiu sair de Bangladesh para realizar este sonho.

Apesar de tudo o que passou, Saikhul nunca perdeu a esperança e sempre manteve a determinação de alcançar os seus objetivos. É um exemplo de coragem e resiliência, e um verdadeiro símbolo da força humana em face da adversidade.

“Eu já vi muitas pessoas falsas na minha vida. Infelizmente, hoje tudo é sobre dinheiro. Muitas vezes sinto-me ignorado ou até mesmo invisível. Portanto, preciso de estudar e ter um bom trabalho. Sem isto, somos ninguém.” Continua “eu não ignoro ninguém. Vivemos no mesmo planeta e enfrentamos desafios, por mais diversos que sejam. Por isso, eu ajudo sempre. Quando não tenho dinheiro, ajudo de outras formas”.

Saikhul partilha que a sua experiência no campo de refugiados na Grécia, onde contou com o apoio de organizações no terreno, reforçou os valores da sua educação e lhe permitiu, apesar das adversidades, manter o respeito por si próprio e outras inúmeras aprendizagens.

Há cerca de 1 ano e meio, o jovem Saikhul, chegou a Portugal e apesar do desafio de integrar um novo país, uma nova cultura, encontrou nas Aldeias de Crianças SOS o suporte, o apoio e o afeto capazes de promover o seu desenvolvimento integral e a concretização dos seus sonhos. Hoje vive num Apartamento de Autonomização, focado 100% em apoiá-lo na promoção da sua autonomia e integração plena e segura na sociedade.

Esta resposta social está inserida no Programa de Cuidados Alternativosnuma área chamada Autonomia e Integração

Hoje, com o apoio da equipa das Aldeias de Crianças SOS em Portugal, Saikhul procura novas oportunidades de educação e emprego que lhe permitam construir uma vida melhor para si e para a sua família.

Quando perguntámos ao jovem Saikhul, qual era o seu sonho, ele não hesitou em responder: “Quero ter um bom trabalho. Ainda sou muito jovem e não tenho tudo muito claro na minha mente, mas gostaria de ser um Youtuber, Blogger ou trabalhar como Educador Social”.

Saikhul , que todos os teus sonhos se tornem realidade!

O seu exemplo inspirador lembra-nos a importância do afeto, do apoio e da solidariedade na construção de um mundo melhor para todos.

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho