#Histórias de Sucesso

Conversa com Hadi

Programa de Cuidados Alternativos

Nunca desistas dos teus sonhos!

Hadi é um jovem afegão que chegou a Portugal há pouco mais de um ano e meio, vindo dos campos de refugiados da Grécia, ao abrigo do Sistema de Promoção e Proteção e sob Proteção Internacional. O Hadi tem apenas 17 anos e já enfrentou muitos desafios na sua vida. Sempre muito resiliente, e com um sorriso tímido, mantém a cabeça erguida e diz-nos “o tempo cura as feridas e precisamos de respeitar isto!”

Quando chegou aos nossos cuidados, há mais de um ano, Hadi sentiu uma grande diferença na sua vida. Pela primeira vez em muito tempo, sentiu-se seguro e que a sua voz era importante. “Eu gosto muito da Equipa de Intervenção Comunitária das Aldeias de Crianças SOS. Estão sempre disponíveis, atentos às minhas necessidades e ajudam-me em tudo. Não tenho os meus pais aqui comigo e eles preenchem esse espaço... Agradeço todos os dias por isso.” Quando perguntámos ao jovem Hadi qual é o seu maior sonho, mesmo com todas as dificuldades que teve de enfrentar ao longo da vida, disse-nos de coração aberto “Quero ser uma boa pessoa neste mundo. Já passei por tantos países e situações desumanas que não desejo a ninguém. Quero ser bom e ajudar os outros.” 

Hadi é um jovem extremamente determinado e com uma grande vontade de viver. Os seus desafios servem de combustível para se tornar uma versão melhor de si próprio. Está atualmente a estudar na escola secundária e com um grande sorriso no rosto disse-nos: “Quero ser jogador de futebol e ser um exemplo para outras pessoas.” O jovem conclui a dizer “Não importa a nacionalidade, religião, cor... Nunca desistas dos teus sonhos, nem mesmo por um dia. Por vezes, sinto que não sou importante e sinto-me muito inseguro, mas é preciso convencermo-nos do contrário. Temos de continuar a sonhar e a lutar por um mundo melhor.”

O Hadi é um Jovem Estrangeiro Não Acompanhado (JENA) que beneficia da resposta social de Autonomia Supervisionada e é acompanhado pela Equipa de Intervenção Comunitária (EIC), que garante que o Hadi é capaz de construir um futuro autónomo.

 

Hadi, que todos os teus sonhos se tornem realidade! 

Que a tua motivação e inspiração continuem a contagiar pessoas em todo o mundo. Certamente que nos inspiraste a todos!

© Pexels | * Imagem ilustrativa para proteção do jovem.

Esta notícia foi publicada na Revista de novembro/2022

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho