Encontro de 

Diretores Técnicos do PFF

Programa de Fortalecimento Familiar

Ao longo do tempo, o Programa de Fortalecimento Familiar (PFF) tem procurado não só fortalecer famílias, crianças e jovens, mas também “fortalecer-se” internamente enquanto Programa.

Tem sido tempo de (re)pensar a intervenção dos nossos Centros de Apoio Familiar (CAFAPs), assim como de definir procedimentos-chave que servem de referencial às equipas. A necessidade de criar momentos de partilha de experiências profissionais entre os Diretores dos nossos quatro CAFAPs também tem sido evidente.

Foi neste contexto que, em julho, os Diretores Técnicos dos nossos CAFAPs, em conjunto com a coordenadora do PFF, estiveram reunidos num Encontro muito enriquecedor. Sabemos que cada CAFAP é constituído por uma equipa que está diariamente no terreno. No entanto, este Encontro permitiu um olhar mais atento para a equipa de Diretores que coordena e lidera as respetivas equipas de intervenção.


A agenda dos dois dias foi preenchida de trabalho, reflexões e atividades! Ainda assim, existiu espaço para momentos de descontração e boa disposição! Os trabalhos começaram com uma reflexão inspiradora sobre o “lugar onde nos encontramos neste momento” enquanto PFF, sobre o que queremos ser e “no que nos queremos transformar”, e sobre “o que é que precisamos para que isso aconteça”. O sentido de responsabilidade e de compromisso que tem pautado o trabalho dos nossos CAFAPs exige uma reflexão cuidada sobre aquelas que são as necessidades atuais e futuras dos Diretores, pois só assim será possível continuar com uma atuação alinhada com os valores e missão da nossa Organização. Também se procurou alinhar expetativas, objetivos e procedimentos entre o PFF e outros Departamentos da Associação, com foco na clareza da (e na) comunicação, importantíssima para o crescimento e desenvolvimento do PFF.

Na foto: Ana Rita Brissos, Carla Leão, Telma Marques, Raquel Vargas e Pedro Borralho.

Neste Encontro, também foi dedicado tempo ao Projeto “Pais Fortalecidos, Filhos Protegidos”, desenvolvido com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”, que permitiu incidir sobre o tema da Reunificação Familiar. Partilharam-se procedimentos, desafios e recomendações para a intervenção.

 

Integrou-se ainda uma atividade de team building, que exigiu trabalho de equipa e muita criatividade na procura de soluções. Para além disso, um almoço especial, pensado e realizado por um dos Diretores, Pedro Borralho, que tão bem “cuidou” do nosso grupo de trabalho.

 

Aos Diretores dos CAFAPs – Ana Rita Brissos, Carla Leão, Pedro Borralho e Raquel Vargas –, um agradecimento muito especial por estarem sempre disponíveis para repensar formas de intervenção e por se permitirem partilhar necessidades e desafios de forma tão genuína e transparente. Que venham mais Encontros e “espaços” de relação e de pertença!

 

Esta notícia foi publicada na Revista de novembro/2022

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho