#Educação

Os JENA e o

acesso à educação

Equipa de Autonomia Supervisionada

Em 2021, as Aldeias de Crianças SOS lançaram o primeiro projeto de apoio à integração e acompanhamento de Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (JENA) – chegados a Portugal desde os campos de refugiados da Grécia através do protocolo de recolocação voluntária europeu. Esta primeira resposta – Autonomia Supervisionada tem já sobre a sua tutela 8 jovens. Desde então, criámos – em protocolo com o Instituto da Segurança Social, um Apartamento de Autonomização também para acolher e apoiar JENA.

Um dos maiores pilares da intervenção com crianças e jovens é a Educação e isto não é diferente para os Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (JENA). A discrepância surge nas necessidades destes face a jovens nacionais e nas respostas disponíveis. Esta disparidade de necessidades foi prevista e existe a possibilidade criada pelo Ministério Da Educação de estes JENA terem um currículo mais reduzido para se puderem focar na aprendizagem de português. As barreiras surgem quando nem todas as escolas estão a par do funcionamento desta resposta ou quando existe lacuna quanto à transição de ano com currículos reduzidos. Reitera-se também que a própria resposta oferecida de Português Língua Não Materna tem sido largamente insuficiente, mas algo que é notoriamente prioridade.

Apesar de um sistema ainda em aperfeiçoamento, a resiliência e perseverança destes jovens tem sido uma força motriz que acreditamos irá levá-los a alcançar os seus objetivos. Ter acesso e sucesso académico é um objetivo de muitos dos jovens que acompanhamos e estes têm-se destacado, sendo realçados positivamente pelos professores, ou pelos cursos que integram.

 

Acreditamos que todos os jovens devem ter as mesmas oportunidades e acesso a uma educação equitativa pelo que apelamos a que o sistema de ensino seja reforçado à medida que conhecimento é produzido, mas também apelamos à sua ajuda e restante sociedade civil para nos capacitar para ajudar estes jovens.

© Pexels

Este artigo foi publicado em janeiro/2023

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho