Dinamização dos

Projetos de Vida

Apesar de um ano atípico e com muitos constrangimentos à execução dos projetos de vida definidos para cada uma das crianças e jovens acolhidas na Aldeia SOS de Gulpilhares, a verdade é que foi um ano muito dinâmico. 

Às crianças e jovens, quando acolhidos, é definido um projeto de vida pelo conjunto das equipas que o acompanham, com os próprios e as suas famílias, que pode passar pela reintegração familiar (havendo uma intervenção paralela com a família de origem para sanar os fatores de risco), pela adoção, pelo apadrinhamento civil, ou pela permanência no acolhimento até à vida independente.

Na Aldeia SOS de Gulpilhares, em 2020, tivemos a concretização de 7 projetos de vida, com especial destaque para uma adoção e duas integrações de jovens noutra resposta de acolhimento (Comunidade de Inserção para jovens mães).

Também houve 2 importantes projetos de vida de autonomização, com a saída de dois jovens, um deles ainda com Processo de Promoção e Proteção aplicado como execução de medida de autonomia de vida, permitindo uma gradual e segura transição da Casa de Acolhimento para a vida autónoma.

Tivemos também o encaminhamento para outras estruturas residenciais (Comunidade de Inserção) de duas jovens que estavam grávidas quando deixaram a Aldeia SOS de Gulpilhares. Assim, irá ser possível dar continuidade ao seu projeto de vida numa estrutura mais apropriada para o seu acompanhamento e dos seus filhos.

Foi igualmente possível, ainda em 2020, concretizar a reintegração familiar de dois jovens.