#Histórias de Sucesso

Conversa com  Paulo

Programa de Cuidados Alternativos

Este testemunho foi publicado na
Revista Aldeias - julho/2022

Uma vida, muitos desafios!

A história do Paulo começou há 5 anos, com o acompanhamento da Aldeia SOS da Guarda, inserida no Programa de Cuidados Alternativos das Aldeias de Crianças SOS.

Paulo, um jovem de 18 anos, já enfrentou muitos desafios na sua vida e, desde muito cedo, teve que cuidar dos seus 3 irmãos (Paulo é o mais velho com 18 anos, seguido por uma irmã de 16 anos, um irmão de 12 anos e o mais novo com apenas 9 anos), atualmente todos na Aldeia SOS da Guarda.

Com uma mãe muito ausente, o Paulo teve que crescer rapidamente para tomar conta dos irmãos mais pequenos. Contou-nos: “A minha mãe sempre preferiu estar com os amigos e ir a festas, em vez de ficar em casa e tomar conta de nós. Por isso, tive de cuidar dos meus irmãos desde muito cedo, até irmos para a Aldeia SOS da Guarda... Agora tudo é muito diferente”. Com todas as adversidades que teve de enfrentar, o Paulo encontrou o seu refúgio na música. “Quando estou triste, normalmente ponho boa música e logo este sentimento desaparece”.

Recorda também, com saudade, alguns amigos que já deixaram o acolhimento residencial: “Foram muito importantes na minha integração aqui, receberam-me muito bem e souberam ser os amigos que eu precisava“, o que nota a saudável rede de apoio e entreajuda que se cria no grupo da Aldeia SOS da Guarda. 

O Paulo está a terminar o ensino secundário, num curso profissional de electromecânica e o seu maior sonho é seguir carreira no exército, com especial interesse pela artilharia. É um jovem cheio de ambições e os seus olhos brilham quando nos diz “O meu pai será sempre o meu herói!“.

 

Quando lhe perguntámos o que acha do trabalho das Aldeias de Crianças SOS, a resposta surgiu facilmente: “São muito importantes no meu desenvolvimento, sobretudo, na minha educação. Tive uma fase rebelde e eles ajudaram-me a crescer e evoluir como ser humano, ajudam-me também a distinguir o certo do errado. Basicamente, ajudam-me a ser uma pessoa melhor. A vida não é fácil, mas sei que estão a preparar-me para o mundo fora das Aldeias de Crianças SOS. Numa palavra, são Protetores”. 

 

Quisemos também saber qual a melhor época do ano na Aldeia SOS da Guarda e o Paulo respondeu-nos: “Com certeza, o verão! Gosto muito da Colónia de Férias SOS do Meco. Lá jogamos, brincamos, vamos ao mar e gosto muito deste sentimento de liberdade”. 

Paulo, que todos os teus sonhos se tornem realidade! 

Obrigado, Paulo, por partilhares connosco este testemunho com tanto amor e coragem! Que o teu sorriso e humildade continuem a iluminar corações por onde passares. 

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho