“Sinto-me feliz por poder viver com a minha Avó!”


Como vários adolecentes, o Sanam* tem no seu quarto uma fotografia do seu jogador de futebol favorito. A sua escolha é o jogador português Cristiano Ronaldo. 

Este rapaz de 13 anos, nepalês, não sonha em tornar-se uma estrela do futebol, sonha sim em tornar-se um engenheiro e “construir uma casa para a sua avó” com quem actualmente partilha um quarto arrendado, na cidade de Kavre, no sul de Kathmandu.

 
Quando o Sanam tinha apenas três anos, a mãe faleceu e o pai abandonou-o. 
Maiya Gautama, a avó do Sanam, ficou com a responsabilidade de cuidar do seu único neto. Sendo viúva e sem fonte de rendimento, foi dificil para Maiya conseguir sustentar o neto e conseguir pagar as propinas da escola. 


Em Março de 2016, Maiya recorreu às Aldeias de Crianças SOS no Nepal. Aqui, esta avó recebeu ajuda do Programa de Fortalecimento Familiar. Desta forma, Maia consegue obter apoio na educação de Sanam e alguma ajuda com o seu pequeno negócio: uma loja onde vende tecidos e lhe permite ir sustentando a família.


 “Sinto-me feliz por viver com a minha avó”, diz Sanam. “Ela dá-me tanto amor e carinho.”


É dificil para Maiya falar da sua falecida filha. As memórias são demasiado dolorosas, mas mantém uma foto dela com Sanam ainda pequeno, numa parede do quarto.


“As Aldeias de Crianças SOS trouxeram felicidade para uma vida sombria”, diz Maiya. “Estou muito grata pelo apoio que dão ao meu neto e sinto-me muito feliz por poder viver com ele. Ele é o meu mundo.” 


*Nome fictício para proteção da criança