Advocacy

 

A presidência sueca da UE:

uma oportunidade de ouro para

fazer avançar os direitos da criança

A Suécia encontra-se numa posição única para impulsionar a implementação da Garantia Europeia da Criança e outras iniciativas chave de promoção dos direitos da criança, especialmente para aqueles que perderam os cuidados parentais. A CEO das Aldeias de Crianças SOS, Ingrid Johansen, e a Diretora Nacional das Aldeias de Crianças SOS na Suécia, Anna Ernestam, referem seis recomendações para a nova presidência do Conselho da UE. 

Nestes tempos turbulentos de guerra, de custos crescentes, de migração forçada e calamidades induzidas pelo clima, os direitos das crianças estão mais ameaçados do que nunca. E, ao entrarmos em 2023, nunca estivemos tão cientes do que é preciso fazer para defender estes direitos.  

Agora, como a Suécia assumiu a Presidência do Conselho da União Europeia a 1 de janeiro, nós nas Aldeias de Crianças SOS acreditamos que existe uma oportunidade de ouro. 

A credibilidade há muito estabelecida da Suécia como líder em matéria de direitos da criança, por exemplo com os seus sistemas de proteção social para famílias com crianças e o compromisso com as crianças socialmente excluídas, proporciona ao governo sueco uma alavanca para agir ambiciosamente como um defensor dos direitos da criança. 

Se o governo sueco leva a sério a proteção e promoção dos direitos das crianças, então precisa de agir de acordo com o seu dever de apoiar as crianças, especialmente as que não dispõem de cuidados parentais adequados. 

Milhões de crianças na Europa e em todo o mundo não podem suportar o preço da inação.

As Aldeias de Crianças SOS têm seis recomendações para a presidência sueca da UE:

Milhões de crianças na Europa e em todo o mundo não podem suportar o preço da inação. Não precisam de promessas vazias, mas sim de respostas que lhes permitam ser protegidas, cuidadas e atingir todo o seu potencial... O objetivo de todos nós deve ser o de assegurar que nenhuma criança seja deixada para trás. Coletivamente sabemos o que precisa de ser feito para melhorar as vidas de milhões de crianças vulneráveis em toda a Europa - por isso vamos fazê-lo.     

Anna Ernestam

Diretora Nacional das Aldeias de Crianças SOS na Suécia

Ingrid Johansen

CEO das Aldeias de Crianças SOS Internacional

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho