SOS CARE PROMISE

 

O que é o SOS Care Promise? 

O SOS Care Promise é um documento desenvolvido pelas Aldeias de Crianças SOS, de alinhamento global para os nossos Programas. Aqui, podemos perceber o que fazemos e como fazemos, é o nosso compromisso para garantir cuidados de qualidade para todas as crianças e jovens dos nossos programas. Desde a aprovação deste novo documento em Abril de 2018, as Aldeias de Crianças SOS têm-se concentrado extensivamente em dar vida ao SOS Care Promise e torná-lo uma realidade em todo o mundo. 

                             

O Senado Internacional saudou o relatório de implementação do SOS Care Promise 2020 na sua última reunião, reconhecendo os progressos feitos nos diversos países. O Senado salientou que o documento continua a ser o nosso quadro orientador de qualidade, também em tempos de crise, e que as Aldeias de Crianças SOS continuam empenhadas em manter o compromisso. Embora o Senado aprecie os esforços dos vários países para melhorar a qualidade dos programas, sublinhou também que muito há ainda a fazer, por exemplo na área do reforço familiar, onde persistem lacunas de qualidade.

A vice-presidente Gitta Trauernicht e o Diretor de Operações Michael Pöltl sublinham conjuntamente as realizações significativas alcançadas: 

 

“Nos últimos dois anos, as Aldeias de Crianças SOS em todo o mundo alcançaram um enorme progresso na implementação do SOS Care Promise nos Programas. Podemos afirmar com orgulho que tornamo-nos melhores no que fazemos. No entanto, a procura de cuidados de qualidade nunca está completa, é um caminho. O próximo passo neste caminho é particularmente desafiante, com as múltiplas consequências da crise do COVID-19 a serem sentidas em cada um dos programas. Em tempos tão inéditos, é ainda mais importante que continuemos empenhados no compromisso que fizemos. Crianças, jovens e famílias precisam, mais do que nunca, de serviços de qualidade. Juntos podemos vencer este desafio. Juntos manteremos o nosso compromisso”. 

Stewart Wilms, Diretor Internacional de Programa e Estratégia, destaca a importância da apropriação e ação local. "Os nossos programas são mais relevantes e alcançam maior impacto, quando os líderes locais e as suas equipas assumem a responsabilidade e a ação para responderem à situação do nosso grupo-alvo no seu contexto. Impulsionar a qualidade dos programas requer uma excelente compreensão do contexto local, bem como a vontade e capacidade de aprender continuamente e adaptar o nosso trabalho às realidades em mudança.”

O relatório de implementação do SOS Care Promise faculta uma atualização do estado em que se encontra a nossa Organização em termos de implementação dos nossos nove compromissos de cuidados a partir de Maio de 2020. Para cada compromisso, apresenta as principais etapas de implementação, os resultados-chave alcançados, bem como os desafios remanescentes que necessitam de maior atenção no futuro.

 

Eu quero fazer o download do documento SOS Care Promise para conhecer melhor o trabalho das Aldeias de Crianças SOS no mundo.