A embaixadora dos direitos

da criança de Benin, Yvette Natta,torna-se um modelo para os jovens

Participação Juvenil

Yvette Natta tinha apenas 4 anos de idade quando o seu pai morreu. A família vivia numa pequena aldeia no Norte do Benin, África Ocidental, mãe não conseguiu sustentar os dois filhos, assim Yvette foi encaminhada para as Aldeia das Crianças SOS em Natitingu, no mesmo ano. 

"Passei a viver na Aldeia SOS e durantes as férias ia ver a minha mãe", recorda Yvette, que tem agora 22 anos de idade. Desde muito jovem que Yvette tem sido uma estudante brilhante. A melhor da turma na escola primária, a menina estava determinada e empenhada a seguir um caminho ambicioso, que a levaria mais longe.  

Yvette nasceu numa comunidade rural onde ser uma criança nem sempre foi fácil. A violência corporal contra crianças na escola e nos lares era uma prática generalizada. Ela tinha apenas 9 anos quando se tornou a representante da turma e também membro do comité executivo da escola e começou a sensibilizar crianças e adultos para as questões de violência corporal.   

"As Aldeias de Crianças SOS ensinaram-me sobre os direitos das crianças e é por isso que me tornei consciente e sensível a certas questões que afetam as crianças", diz. "Nunca tive medo de falar com adultos, e penso que isto se deve ao facto de, nas Aldeias de Crianças SOS, sermos sempre livres de nos expressarmos e de comunicarmos abertamente". 

A empregabilidade dos jovens é o foco do trabalho social da Yvette  

Atualmente, o trabalho de defesa dos direitos das crianças que Yvette realiza centra-se principalmente na empregabilidade dos jovens. "Agora que sou uma jovem mulher, deparo-me o facto de que as crianças precisam de se tornar autónomas e de aprender a sê-lo".  

Em 2017, Yvette participou no lançamento internacional de YouthCan!, um programa liderado pelas Aldeias de Crianças SOS para a promoção do empreendedorismo juvenil a nível mundial. Foi a Addis Abeba, capital da Etiópia, para representar Benin na conferência de inauguração, onde discursou sobre os desafios que as crianças do Benin enfrentam para encontrar emprego. "Visto que o meu compromisso estava a ter impacto internacional, foi especial. As pessoas estavam a ouvir-me e não apenas na minha comunidade ou distrito. Uma criança no evento disse-me que eu era um exemplo para ele e isso tocou-me. Quero levar a minha voz ainda mais longe", recorda, orgulhosamente. 

A ambição de Yvette é agora falar em frente dos altos representantes das Nações Unidas: "Isto marcaria o início de uma verdadeira mudança para milhões de crianças no meu país de origem".  

O céu não tem limites 

Após conlcluir o seu mestrado, Yvette planeia trabalhar para a Deloitte, a empresa de consultoria. Ela já está a trabalhar no seu currículo para garantir, mais uma vez, que a sua ambição se realiza e os seus sonhos podem tornar-se realidade. 

 

Texto e fotografia de Jessica Tradati

Esta notícia internacional
foi publicada em agosto/2022

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho