_____________

As crianças estão muito assustadas

Psicóloga fala dos efeitos devastadores da guerra sobre o estado emocional e mental das crianças.

Oksana é psicóloga nas Aldeia de Crianças SOS em Brovary, Ucrânia há muitos anos. Desde 16 de fevereiro de 2022, Oksana tem trabalhado diretamente com as Famílias de Acolhimento que permaneceram na região, e remotamente com as Famílias de Acolhimento que se mudaram para Truskavets, oeste da Ucrânia. 

Foi isto que Oksana partilhou por telefone a 1 de Março de 2022, quando um grupo de famílias de acolhimento deixou as Aldeias de Crianças SOS da Ucrânia e foi evacuado para a Polónia.

Continua: "Inicialmente, as nossas famílias de acolhimento foram separadas, uma vez que algumas ficaram em Brovary e outras foram para Truskavets. Portanto, a situação é um pouco diferente. 

As Famílias de Acolhimento relataram que as crianças começaram a comer muitos doces. Depois, algumas crianças começaram a sofrer de enurese, ansiedade, e vómitos. As crianças começaram a ter reações físicas diferentes.
Uma criança, por exemplo, segundo a sua família de acolhimento, sem que ninguém lhe desse qualquer indicação, vestiu-se e calçou umas botas e ficou de pé, à espera de ter de correr para outro lugar.


Para as crianças que tinham ficado nas Aldeias de Crianças SOS, a situação era diferente - estas crianças ouviram explosões várias vezes

Tive conversas com as crianças, fiz exercícios de respiração, usei jogos e fiz exercícios para enfrentarem o medo que elas sentiam. Não os guiei para a emoção do medo, mas como se fosse um jogo pedi-lhes para descreverem o que sentiram antes, durante e depois de terem ficado com medo – para que cada criança pudesse falar."

Oksana disse-nos: "cada um deles começou a falar sobre os seus medos - como vivenciaram as explosões e como estavam preocupados com as futuras bombas, como tinham medo de se perderem uns aos outros e as suas famílias de acolhimento. Falavam sobre o medo de serem fisicamente prejudicados ou afetados."

 

As crianças estão muito assustadas. Um rapaz simplesmente não vai à casa de banho sem a sua cuidadora de referência. Ele prefere esperar e ser paciente à noite e não ir à casa de banho porque tem medo. Dormem em matrizes no rés-do-chão muitas noites. Ele simplesmente permaneceu agarrado à sua cuidadora."

As Aldeias de Crianças SOS precisam da sua ajuda neste difícil momento! Faça o seu donativo!

Aldeia SOS na Ucrânia com cuidadora e duas crianças

  

O seu apoio é muito importante para as crianças e famílias da Ucrânia que precisam da sua ajuda agora!    

 

Faça hoje mesmo o seu donativo para apoiar
as crianças e famílias que precisam de nós!

 

Quero ajudar!

Perguntas Frequentes