O Hospital da Aldeia SOS da Somália distribuiu o seu primeiro lote de vacinas COVID-19

 

A vacinação COVID-19 começou no dia 27 de março de 2021, no Hospital SOS com 22 funcionários a dar as primeiras injeções. O Hospital SOS continuou a oferecer vacinas COVID-19 na semana seguinte. O objetivo é vacinar 1.500 trabalhadores de saúde, professores, polícias, mulheres e pessoas acima de 50 anos. A função do Hospital SOS da Aldeia SOS da Somália é vacinar as pessoas-alvo, já que 2 funcionários da organização foram treinados para aplicar as vacinas e estão a apresentar um bom desempenho. Também estamos a armazenar as vacinas em temperaturas adequadas para proteger a sua potência. O Ministério da Saúde da Somália, a UNICEF e a OMS forneceram vacinas COVID-19 e treino de pessoal, enquanto o Hospital SOS da Aldeia SOS da Somália fez a implementação.

 

A implantação da vacina COVID-19 na Somália começou em 17 de março de 2021. O Ministério da Saúde e Serviços Humanos Fawziya Abikar Nur liderou os profissionais de saúde na receção da injeção da vacina Oxford-AstraZeneca no Hospital De Martino em Mogadíscio. 

 

 

Ela foi a primeira pessoa a receber a vacina no dia 16 de março de 2021. O Ministro recebeu a chegada dos 300 mil primeiros lotes de doses da COVAX e, desses, 195.000 foram entregues em Mogadíscio e o restante noutras partes da Somália. A vacina é dirigida aos trabalhadores da linha de frente do país, idosos e pessoas com condições crônicas de saúde, num esforço para reduzir as mortes e doenças causadas pela COVID-19. 

O Diretor Médico Mohamed Dakane disse: 

“O Hospital SOS da Aldeia SOS da Somália é um centro de imunização confiável que fornece vacinas a milhares de mulheres e crianças todos os anos. A nossa equipa irá lidar com qualquer desinformação sobre as vacinas e educar o público sobre os benefícios da vacinação COVID-19. As campanhas de vacinação têm sido realizadas há muito tempo no mundo, desde os tempos da varíola e, nos últimos tempos, a erradicação da poliomielite e continuarão a ser úteis no combate aos flagelos do nosso tempo. O Hospital SOS da Aldeia SOS da Somália continuará a fazer parte da luta para salvar a humanidade contra essas devastações.”

O arranque da vacinação contra a COVID-19 contou com a presença de representantes dos Comissários Distritais que estavam a cargo do Gabinete Distrital de Saúde. A Rodo Jama ressaltou a importância dessa vacina. Ela estava a trabalhar em colaboração com o gabinete do Presidente da Câmara e o Ministério da Saúde para ajudar a Aldeia SOS da Somália a garantir a vacinação para o distrito de Heliwa.

“Hoje estamos a lançar a vacina contra o coronavírus no distrito de Heliwa e estamos a colaborar estreitamente com o Hospital SOS da Aldeia SOS da Somália para garantir que os critérios corretos são usados para a vacinação. Mas, antes de mais nada, precisamos de vacinar os profissionais de saúde, pois eles estão na linha de frente. Se não os protegermos, acabaremos por perdê-los. Temos poucos funcionários treinados para o registo e vamos aumentar, expandindo o seu número e os seus conhecimentos, até atingirmos todo o nosso público-alvo”

disse Rodo Jama, Médico Oficial Distrital.

"A vacina tem muitos benefícios e vamos tentar chegar à comunidade com a consciencialização em massa na rádio e outras emissoras",

acrescentou Roda.