Nova versão de fácil utilização da resolução da ONU 

As Aldeias de Crianças SOS lançaram uma versão de fácil utilização da nova resolução das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança de 2019, centrada nas crianças sem cuidados parentais. 

A nova versão de fácil utilização foi concebida para tornar a resolução mais acessível e para ajudar a garantir que os compromissos dos governos se tornem uma realidade para as crianças e jovens. 

 

O documento resume o conteúdo do texto original de uma forma fácil de acompanhar, dividido em secções temáticas e referindo secções e parágrafos do texto original da resolução. 

 

O seu objetivo é atingir um público mais vasto de pessoas que trabalham com e para crianças, de forma a que o conteúdo seja de fácil entendimento e criar diálogo sobre a sua implementação. 

 

O documento visa decisores políticos, profissionais de cuidados para crianças, assistentes sociais e todos aqueles que trabalham com e para crianças, incluindo juízes, advogados, profissionais de saúde, professores e funcionários governamentais. 

 

Uma versão francesa e uma espanhola serão publicadas nos próximos meses e, no momento, não está disponível uma versão em Português. 

 

Em 2019, a nova resolução da ONU sobre os Direitos da Criança centrou-se, pela primeira vez, nas crianças sem cuidados parentais. 

 

A resolução apela à ação dos governos para garantir a concretização dos direitos das crianças que perderam ou estão em risco de perder os cuidados parentais. Apoia o cumprimento de todos os direitos consagrados na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e promove as Diretrizes para os Cuidados Alternativos das Crianças como um quadro de referência fundamental para os cuidados alternativos. 

Saiba mais: 

 

O texto original da Resolução das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança de 2019 centrada nas crianças sem cuidados parentais (A/RES/74/133) está disponível em: https://undocs.org/en/A/RES/74/133