O campeão da NBA, Pascal Siakam visita Aldeia SOS de Douala

As crianças agitaram as bandeiras dos Camarões e mostraram sorrisos de orelha a orelha quando o herói da cidade, Pascal Siakam, campeão da NBA pelos Toronto Raptors, visitou a Aldeia SOS de Douala, no passado mês de Agosto.​

Agachado para estar ao nível dos olhos das crianças, o jogador de 210,3 cm de altura agradeceu às crianças pela calorosa saudação.

"Foi como apertar a mão de um gigante", disse uma menina de 7 anos.

Conhecido pela sua humildade, bondade e trabalho duro, Pascal Siakam é uma fonte de inspiração para as crianças e jovens camaroneses. Pascal, 25 anos, ajudou os Toronto Raptors a vencer o campeonato da National Basketball Association este ano - o primeiro título de todos os tempos para o clube do Canadá. Também ganhou o Prémio de Melhor Jogador da NBA.

Agora, Pascal quer apoiar a juventude camaronesa. No decorrer da sua visita, Pascal descobriu como as Aldeias de Crianças SOS apoiam as crianças vulneráveis nos Camarões. Nascido e criado em Douala, Pascal estava familiarizado com as dificuldades enfrentadas pelas crianças nesta cidade.

nba campeões toronto

Após algumas palavras e um forte aperto de mão com Pascal, os jovens SOS demonstraram com um grande orgulho as suas habilidades no campo de basket. Pascal teve a honra de apitar para o início do jogo e incentivou os jogadores com gritos e aplausos, até pulou da cadeira para ajudar um jogador a levantar-se após uma queda.

A visita de Pascal veio no seguimento de outra visita recente de jogadores da NBA à Aldeia SOS em Dakar, Senegal. O jogador senegalês Tacko Fall, dos Boston Celtics, e a lenda da NBA Dikembe Mutombo, da República Democrática do Congo, emocionaram as crianças e colaboradores no mês passado, uma iniciativa de divulgação da NBA Cares.

nba campeões toronto

"Tenham sonhos, definam metas, trabalhem muito"
Numa conversa com as crianças, que o chamavam carinhosamente de "tonton Pascal" - tio em francês - Pascal quis transmitir palavras de força e coragem: "Tenham sonhos, definam metas e depois trabalhem muito para alcançá-las. Nos Camarões, trabalha-se muito. Acreditar nos nossos sonhos e trabalhar muito é fundamental.

Num momento mais emotivo que tocou as crianças, o jogador de basquete também falou sobre o seu percurso profissional, enfatizando a importância da família e como a perda do seu pai, quando era estudante, foi um momento difícil e decisivo na sua vida.

“O tempo que passei na Aldeia SOS foi excepcional, e o trabalho dos colaboradores é impressionante. Foi um verdadeiro prazer estar lá e conhecer essas crianças. Fui criado de certa forma, sempre a admirar os meus irmãos e irmãs mais velhos. Ver estas crianças hoje a olhar para mim da mesma maneira, como um irmão mais velho, realmente significa muito. Fico feliz e agradecido pelo tempo que pude passar com eles. Este é um momento que não esquecerei." Conta-nos Pascal no final da visita.

 

Fotos por Martin Dixon