empreendedorismo
ROMÉNIA

Jovem empreendedor lança novo site de social media

Este jovem poderia ser o "Mark Zuckerberg da Roménia".

Lucian Mustata, um empresário digital de 29 anos de idade que cresceu na Aldeia de Crianças SOS em Bucareste, desenvolveu uma plataforma chamada Noteaboutlife.com. O site permite que pessoas de todo o mundo partilhem experiências e histórias de vida.

"Há uma grande necessidade das pessoas transmitirem as suas experiências de vida. As pessoas chegam a um determinado momento na vida, onde nada mais importa, exceto a sua própria experiência e querem partilhar o seu conhecimento com outras gerações.” diz Lucian, que dirige a Lucian & Partners, com sede em Bucareste, uma empresa de desenvolvimento e design para a web.

Lucian tem uma história de vida única para partilhar. Aos três anos de idade, foi uma das primeiras crianças a ser colocada na Aldeia de Crianças SOS em Bucareste, quando foi inaugurada em 1993. Assim que nasceu, a sua mãe biológica entregou-o aos serviços sociais, até que, acabou por vir para esta Aldeia SOS.

“Posso dizer que tive sorte em viver na Aldeia de Crianças SOS, porque de todas as organizações privadas, tive o que há de mais parecido com uma família verdadeira, diz Lucian.

A sua mãe SOS foi a pessoa que mais o motivou. "Devo-lhe muitas das coisas maravilhosas que realizei na minha vida. Ela sempre me incentivou e ensinou a ter confiança em mim, a lutar pelo que eu queria e a ter um espírito aberto para aprender coisas novas. Sempre atribuiu muita importância à educação."

Nasce uma ideia

Lucian tem uma licenciatura em cibernética na Academia de Estudos Económicos de Bucareste e dois mestrados em gestão de projetos e ciência política.

Noteaboutlife.com

Lucian com 8 anos.

"Ao longo dos anos, percebi que para conseguir algo na vida, é necessária uma educação adequada, em especial para as crianças de meios desfavorecidos."

Quando ainda estava na universidade, teve a ideia de criar o seu social media website "Note about life". Lucian lembra-se de ficar fascinado com as histórias de um ex-oficial militar holandês de 95 anos que foi prisioneiro de guerra na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e desejar partilhá-las com outras pessoas.

Uma influência igualmente importante foi o discurso do final do ano letivo, do fundador da Apple, Steve Jobs, para os estudantes da Universidade de Stanford.

Há cinco anos, Lucian iniciou o site piloto de "Note about life" para um público romeno o qual conseguiu atrair cerca de 60.000 utilizadores, incluindo algumas celebridades. Lucian foi entrevistado pelos media, tendo sido comparado a Mark Zuckerberg. A revista Forbes Roménia selecionou-o em 2014 para a sua série sobre jovens promissores - "30 abaixo de 30."

Apoveitar todas as oportunidades

Lucian destaca-se como empreendedor porque consegue desenvolver não apenas uma ideia, mas muitas em simultâneo. Tem o seu próprio negócio de TI, que emprega seis pessoas. Os seus projetos podem não fazer dele um bilionário, mas farão a diferença na sociedade.

Lucian fundou uma organização não-governamental em 2017, chamada "The School for Parents", que oferece cursos presenciais gratuitos para adultos com crianças de todas as idades. Ao educar os pais, pretende-se reduzir o número de crianças abandonadas ou negligenciadas na Roménia. Neste momento, 170 pais estão matriculados na escola.

No entanto, o seu website "Note about life" é o seu maior empreendimento até agora. Quando se trata da sua nota pessoal, sobre o que quer dizer a outros jovens, especialmente aqueles que crescem em cuidados alternativos - para nunca se venderem só porque vêm de um meio social desfavorecido.

"A minha mensagem é que devem ser fortes, confiantes e aproveitar todas as oportunidades que a vida tem para oferecer. Mesmo que a vida seja difícil, também é bonita”.

 

Mais notícias