_____________

A 18 de março de 2022, Ingrid Maria Johansen, CEO das Aldeias de Crianças SOS Internacional, reuniu-se com os colaboradores das Aldeias de Crianças SOS da Polónia e da Ucrânia e, mais tarde, com algumas das crianças, jovens e cuidadores evacuados da Ucrânia para a Aldeia SOS de Siedlce, na Polónia.

A Aldeia SOS de Siedlce acolheu 23 crianças e jovens de casas de acolhimento residencial de Kyiv, os seus cuidadores, bem como duas famílias de acolhimento que também viviam na Ucrânia. As Aldeias de Crianças SOS da Polónia têm apoiado crianças, jovens e os seus cuidadores da Ucrânia, desde os primeiros dias da guerra. As crianças e jovens que fogem do conflito também encontraram lares temporários nos programas das Aldeias de Crianças SOS na Áustria, Bélgica, República Checa, Hungria, Itália, Letónia, Lituánia e Roménia.

 

Ingrid elogiou os cuidadores e colaboradores das Aldeias de Crianças SOS pela prontidão a apoiar o maior número possível de crianças e jovens da Ucrânia. "Toda a federação das Aldeias de Crianças SOS está mobilizada", disse a CEO durante a sua primeira visita a Varsóvia, "Garanto que estamos com vocês e ficaremos o tempo que for necessário".

 

Aleksandra Granada, diretora nacional das Aldeias de Crianças SOS da Polónia, enfatizou a solidariedade da Organização em toda a Europa para responder à crise. "Nós sentimos verdadeiramente  o espírito internacional e estamos orgulhosos de fazer parte desta organização a nível global nestes tempos difíceis. As Aldeias de Crianças SOS da Polónia estão prontas para continuar o apoio." disse.

visita oficial da CEO das Aldeias de Crianças SOS Internacional à Polónia

A CEO constatou semelhanças entre a resposta de emergência atual à guerra e a fundação das Aldeias de Crianças SOS, em 1949. "Se voltarmos às nossas raízes e como Hermann Gmeiner começou a nossa Organização após a Segunda Guerra Mundial, vejo esta resposta como uma responsabilidade nossa.", disse Ingrid e acrescentou: "Estamos aqui para fornecer suporte a longo prazo, que é o que fazemos melhor enquanto Organização".

 

A CEO e os colaboradores falaram sobre a necessidade de evacuar crianças e jovens de instituições e internatos. Os governos europeus e as organizações internacionais precisam de encontrar mais maneiras de acomodar e fornecer cuidados de qualidade a crianças e jovens não acompanhados e famílias forçadas a fugir da guerra para outras partes da Europa.

 


 

Lyudmila Kharchenko, diretora de Programas das Aldeias de Crianças SOS na região de Luhansk, no leste da Ucrânia, que se mudou para a Polónia, conta que desde que o conflito do Donbas começou em 2014, trabalham em circunstâncias de guerra ou de quase-guerra.

 

"A situação hoje é muito pior do que a que testemunhamos e vivemos em 2014. É simplesmente incomparável. Mas ainda não desistimos", disse, afirmando também  que estão a desenvolver uma resposta para ajudar famílias a comprar alimentos, bens essenciais e água.

"Os nossos colegas que ficaram na região de Luhansk continuam o seu trabalho a partir de abrigos. Temos cerca de 100 colaboradores na região de Luhansk. Em 2012, começamos com 12. Crescemos, não desistimos e não vamos desistir agora", disse a diretora.

Ingrid reuniu-se com duas famílias de acolhimento, já apoiadas pelas Aldeias de Crianças SOS da Ucrânia e com crianças e cuidadores de uma casa de acolhimento residencial de Kyiv. Os cuidadores e a diretora da Aldeia SOS falaram sobre as dificuldades que passaram e os desafios que estão por vir.

 

Um dos maiores desafios que a Organização enfrenta agora é reunir as famílias biológicas com as crianças e jovens que viviam em casas de acolhimento residencial, já que muitas dessas crianças e jovens não são órfãos. A diretora da Aldeia SOS, Natalia, expressou a sua gratidão pela resposta rápida das Aldeias de Crianças SOS da Polónia na evacuação e acolhimento das crianças e jovens. "Eles sentem-se bem aqui".

As Aldeias de Crianças SOS precisam da sua ajuda neste difícil momento! Faça o seu donativo!

Sobre as Aldeias de Crianças SOS na Ucrânia

A organização começou a trabalhar na Ucrânia em 2003 e em 2010 abriu a primeira Aldeia SOS em Brovary, região de Kyiv. O trabalho na região de Luhansk, na Ucrânia oriental, começou em 2012 e foi reorganizado em 2014, para responder às necessidades das crianças e famílias de ambos os lados da linha de conflito.

A 23.03.2022, 351 crianças e jovens ucranianos tinham sido deslocados e evacuados e estão abrigados nas Aldeias de Crianças SOS de toda a Europa.

mapa da europa com destino das crianças e jovens deslocadas

Aldeia SOS na Ucrânia com cuidadora e duas crianças

  

O seu apoio é muito importante para as crianças e famílias da Ucrânia que precisam da sua ajuda agora!    

 

Faça hoje mesmo o seu donativo para apoiar
as crianças e famílias que precisam de nós!

 

Quero ajudar!