Associações de Direitos da Criança lançam petição

 

A rede de direitos das crianças Eurochild lançou uma petição que pede a nomeação de um Comissário Europeu para os direitos das crianças. A petição teve como destinatários os líderes da União Europeia (EU) e surgiu a par das eleições para os novos Comissários Europeus.

 

Os líderes europeus estiveram recentemente a nomear a próxima equipa de Comissários Europeus, a frente executiva da União Europeia. Apesar da União Europeia estar empenhada na aplicação dos direitos das crianças, não existe um Comissário Europeu focado apenas nos seus direitos.

A petição lançada pela Eurochild, grupo do qual as Aldeias de Crianças SOS fazem parte, pede um Comissário Europeu para as Crianças. A petição tinha como objetivo alcançar 5000 assinaturas e dar visibilidade à necessidade de priorizar os direitos das crianças na agenda política da EU.

Com um Comissário para as Crianças, a União Europeia poderia priorizar a resolução dos muitos desafios que enfrentam as crianças do espaço da UE e a sua atuação externa em outros países de outras regiões.

Uma em cada quatro crianças estão em risco de pobreza na UE. Os sistemas de proteção social não conseguem, muitas vezes, dar resposta para o apoio que as famílias e crianças carenciadas necessitam, e muitas crianças são negligenciadas devido a descriminação e exclusão social.

A petição também incluía uma descrição do perfil que o potencial cargo de Comissário para os Direitos da Criança requere. 

direitos da criança

Sobre a Eurochild

A Eurochild é uma rede de Associações e indivíduos que trabalham na Europa nas áreas de promoção dos direitos e bem-estar das crianças e jovens. A sua visão é a de uma sociedade onde crianças e jovens crescem felizes, saudáveis, confiantes e respeitados, de acordo com a Convenção sobre os Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas.

A sua missão é promover os direitos da criança e o seu bem-estar através de ações de advocacia, pesquisa e desenvolvimento de políticas.

Da Eurochild fazem parte 176 membros, nomeadamente a Associação das Aldeias de Crianças SOS Internacional.

 

Para mais informações: https://www.eurochild.org