_____________

mapa linha de contacto ucrânia

 

A 24 de Fevereiro de 2022, a Federação Russa iniciou uma invasão em grande escala na Ucrânia. A lei marcial está em vigor na Ucrânia. Há notícias de bombardeamentos intensos na cidade de Stanytsia Luhanska, onde o centro social das Aldeias de Crianças SOS está encerrado desde 17 de Fevereiro e parte do pessoal foi deslocalizado. Até agora, não fomos informados de quaisquer baixas entre as crianças, pais e pessoal dos programas das Aldeias de Crianças SOS em Stanytsia Luhanska. 

Por volta das 12h (hora local CET+1), a cidade de Brovary, região de Kyiv, estava a ser atacada. Os colegas e participantes do programa que encontravam, naquele momento, na Aldeia SOS de Brovary, refugiaram-se temporariamente num abrigo anti-bombas. Todos ficaram ilesos. Estão a ser travadas batalhas terrestres em Starobilsk, na Ucrânia oriental, perto do nosso centro social.  

Serhii Lukashov, o diretor nacional das Aldeias de Crianças SOS na Ucrânia, diz: "Todos nos sentimos indefesos e todos queremos que a guerra acabe. A nossa principal prioridade é proteger o maior número possível de crianças. Queremos que as crianças cresçam sem ódio"

Declarações de Serhii Lukashov, Diretor Nacional das Aldeias de Crianças SOS Ucrânia.

Aldeias de Crianças SOS na Ucrânia: 

A organização começou a trabalhar na Ucrânia em 2003 e em 2010 abriu a primeira Aldeia SOS em Brovary, região de Kyiv. O trabalho na região de Luhansk, na Ucrânia oriental, começou em 2012 e foi reorganizado em 2014, para responder às necessidades das crianças e famílias de ambos os lados da linha de conflito. O programa na cidade de Luhansk (área não controlada pelo governo) deverá ser encerrado até Abril de 2022. 

As Aldeias de Crianças SOS na Ucrânia trabalham em: 

Fortalecimento Familiar: Desde 2003, temos vindo a apoiar as famílias que correm o risco de se desmoronarem. A ajuda que prestamos varia consoante as necessidades de cada família, mas pode incluir aconselhamento, apoio social e material. Também realizamos workshops sobre temas relacionados com a proteção e saúde infantil. 

Famílias de Acolhimento: As crianças sem cuidados parentais encontram um lar com amor numa das famílias SOS. As famílias têm o estatuto legal de "famílias de acolhimento" e recebem todo o apoio que necessitam das Aldeias de Crianças SOS. Também prestamos cuidados a curto prazo a crianças em situações de crise. As crianças ficam connosco (geralmente menos de seis meses) até poderem regressar às suas famílias ou mudar-se para outra forma de cuidados familiares. 

Resposta de emergência: Apoiamos tanto as famílias que vivem nas zonas de conflito como aquelas que foram deslocadas internamente. Prestamos apoio médico, educacional e social. A necessidade de psicoterapia triplicou desde o Outono de 2015. Em 2015, e apesar das perigosas condições de trabalho, chegámos a mais de 300 crianças deslocadas internamente na região de Kyiv e mais de 160 na região de Lugansk. 

Programa de Autonomia: Apoiamos os jovens para adquirirem as competências necessárias e a desenvolverem os seus talentos e ajudá-los a encontrar emprego e a tornarem-se independentes. 

Advocacy: As Aldeias de Crianças SOS trabalham com o governo e outras agências para promover a reforma social que melhore os direitos das crianças no país. 

Aldeia SOS na Ucrânia com cuidadora e duas crianças

  

O seu apoio é muito importante para as crianças e famílias da Ucrânia que precisam da sua ajuda agora!    

 

Faça hoje mesmo o seu donativo para apoiar
as crianças e famílias que precisam de nós!

 

Quero ajudar!

Perguntas Frequentes