GRÉCIA

A fria realidade em Lesbos

Chuvas fortes e temperaturas baixas aumentam os desafios que as famílias de refugiados têm de enfrentar na ilha grega.

O clima frio e húmido veio dificultar bastante a vida das crianças e famílias que vivem no centro de refugiados de Kara Tepe, na ilha grega de Lesbos. Na entrevista que se segue, George Protopapas, diretor nacional das Aldeias de Crianças SOS na Grécia, fala-nos sobre as condições e necessidades da comunidade em Kara Tepe.

As crianças desfrutam de atividades no Espaço Amigo da Criança, no centro de recepção de refugiados de Kara Tepe, na ilha de Lesbos, na Grécia. O clima rigoroso de inverno criou dificuldades para as famílias em Kara Tepe, bem como num campo de refugiados improvisado na comunidade de Moria (Foto), a cerca de 4 km de Kara Tepe. Fotos de Giorgos Moutafis

Como são as condições em Kara Tepe?
O maior desafio que as pessoas enfrentam no momento são as condições meteorológicas extremas na ilha de Lesvos. Chuvas fortes e temperaturas muito baixas desde dezembro, com cortes de energia, levaram a um surto de gripes, resfriados e hipotermia. Também apareceram vários casos de sarna e catapora, afetando principalmente as crianças. 

Neste momento, o clima é a maior preocupação, mas quais são as necessidades a longo prazo?
Kara Tepe continua a operar na capacidade máxima - cerca de 1200 pessoas, 800 das quais são crianças. A necessidade de apoio educacional, psicológico e social para as crianças é mais urgente do que nunca. Como uma das duas organizações do centro de refugiados de Kara Tepe, com pessoal capacitado para cuidar das crianças, as Aldeias de Crianças SOS concordaram em assumir a responsabilidade de dar apoio educacional suplementar para as crianças refugiadas que frequentam escolas públicas nos níveis pré-escolar, primário e secundário. 

O jardim de infância público pode apoiar apenas 30 crianças das 120 crianças do jardim de infância no centro de acolhimento de refugiados. As Aldeias de Crianças SOS estão a trabalhar com estas crianças para prepará-las para a escola pública.

Estamos também a apoiar cerca de 80 estudantes com aulas de grego. Estas crianças precisam muito da nossa ajuda para que continuem a frequentar a escola e assim, estamos a contribuir para minimizar a exclusão educacional e social. Infelizmente, atingimos o máximo da nossa capacidade e existe uma lista de espera para novos alunos, enquanto mais refugiados chegam à ilha.

Estamos a ter em conta, todas as necessidades educacionais de todas as crianças em Kara Tepe?
As Aldeias de Crianças SOS da Grécia foram recentemente solicitadas pelo Ministério da Educação para apoiar outra parte vulnerável da população em Kara Tepe - as crianças com deficiências. Atualmente, não há apoio especializado para crianças com deficiências físicas e de aprendizagem.

Como a equipa do nosso Espaço Amiga da Criança está qualificada para apoiar crianças com deficiências e uma variedade de necessidades educacionais, estamos a ampliar o nosso apoio a estas crianças. Estamos a trabalhar para coordenar com as autoridades gregas e proporcionar um espaço seguro e acessível a todas as crianças, a fim de podermos acomodar as pessoas com necessidades especiais o mais rapidamente possível.

Sobre o nosso trabalho em Lesbos
As Aldeias de Crianças SOS na Grécia opera um Espaço Amiga da Criança no centro de recepção de refugiados de Kara Tepe, na ilha de Lesbos. O Espaço Amigo da Criança oferece atividades educacionais, recreativas e desportivas, para crianças entre os 4-14 anos. Dos 1.200 refugiados em Kara Tepe, cerca de 800 são crianças.

 

Mais notícias