Ucrânia

1 ano de Guerra

 

As Aldeias de Crianças SOS continuam a ajudar os necessitados
tanto na Ucrânia como fora das suas fronteiras, cerca de um ano
após o início da guerra a 24 de fevereiro de 2022. 

Desde há um ano, milhões de pessoas têm atravessado as fronteiras em busca de refúgio nos países vizinhos. A travessia fronteiriça em larga escala continua em ambos os sentidos, com milhões de refugiados a permanecerem nos países vizinhos.  

As Aldeias de Crianças SOS, graças a um extraordinário esforço, angariaram fundos suficientes para criar uma equipa de apoio de resposta de emergência da Ucrânia. Várias organizações nacionais angariaram fundos de forma independente, o que lhes permitiu executar os seus próprios programas de apoio. 

Face à guerra em curso, aos ataques a infra-estruturas civis e ao sofrimento de pessoas comuns, incluindo crianças, queremos mostrar como as Aldeias de Crianças SOS prestam ajuda às pessoas mais necessitadas. 

Também queremos enfatizar que a principal missão das Aldeias de Crianças SOS é cuidar de crianças e jovens sem cuidados parentais e fortalecer as famílias. 

Pretendemos continuar a nossa ajuda. Nas Aldeias de Crianças SOS, temos experiência em ajuda noutros conflitos em todo o mundo, passados e presentes. Sabemos que com a continuação da guerra e também quando esta terminar, as pessoas da Ucrânia irão lutar com o trauma causado pelas experiências de guerra, e por causa da perda de entes queridos. Sabemos também que podemos contrariar os efeitos deste trauma através da execução de programas de saúde mental dirigidos principalmente às crianças e jovens, e aos seus cuidadores. 

Durante o ano passado, a guerra na Ucrânia tem perturbado a vida de milhões de crianças, negando os seus direitos humanos, e afastando as famílias. Muitas crianças correm o risco de crescer sem os cuidados e o apoio de que necessitam. Nós devem dar as mãos para garantir a sua protecção e receber cuidados dedicados. 

Crianças em risco de crescerem sozinhas devem receber os cuidados de que necessitam. 

Milhões de crianças tanto dentro e fora da Ucrânia são deslocados ou em risco de perda dos cuidados parentais. As crianças da Ucrânia têm o direito a cuidados e protecção de qualidade, tanto na Ucrânia como nos países que recebem crianças deslocadas.  

Crianças sem pais cuidados são um dos grupos mais vulneráveis durante conflitos armados, em alto risco de abandono, negligência, violência e tráfico. São muitas vezes deixados sem recursos básicos ou a possibilidade de fugir às zonas de guerra. 

Existem milhões de deslocados na Ucrânia. Muitas conseguiram estabelecer-se em novos lugares, mas muitos ainda precisam ajuda humanitária. Atualmente, milhões de refugiados da Ucrânia continuam a viver no estrangeiro. 

Milhões de crianças e adultos ficarão traumatizados por esta guerra, e necessitarão de serviços de saúde mental e de apoio psicossocial. Muitas pessoas permanecem fora da Ucrânia, sem o apoio das suas famílias e comunidades. Muitas vezes precisam desesperadamente do nosso apoio, sem o qual as suas vidas serão extremamente difíceis. As crianças na Ucrânia e no estrangeiro continuam a ter problemas de acesso à educação de qualidade que têm o direito de a ter. 

Mais de duzentas mil crianças e famílias da Ucrânia receberam abrigo, comida, dinheiro e apoio de saúde mental das Aldeias de Crianças SOS.

As Aldeias de Crianças SOS, tanto na Ucrânia como no estrangeiro, não só continuaram a trabalhar como também ampliaram as suas operações. Com a nossa presença local e internacional, encontramo-nos numa posição única para servir famílias migrantes e crianças em movimento, desacompanhadas, ou separadas das suas famílias. 

A organização têm vindo a prestar apoio adicional às famílias de acolhimento de crianças, incluindo a transferência para regiões relativamente mais seguras e para o estrangeiro. Podemos ajudar a evacuar pessoas, fornecer abrigo, protecção e cuidados médicos de qualidade e manter os irmãos juntos. Na Ucrânia, alargaram largamente o âmbito das suas actividades para fornecer apoio aos refugiados internos. A organização presta apoio humanitário a adultos e crianças e compromete-se a continuar a fazê-lo enquanto as pessoas precisarem dele. As associações das Aldeias de Crianças SOS nos países vizinhos da Ucrânia juntaram-se aos esforços para ajudar os refugiados da Ucrânia. 

Reconhecemos também que a saúde mental das crianças é uma das questões mais candentes que a Ucrânia enfrenta actualmente e que continuará a enfrentar nos próximos anos. O nosso objectivo é apoiar as crianças, as famílias e as comunidades a enfrentarem a adversidade.  

 

7.9 milhões

de refugiados da Ucrânia presentes em toda a Europa

4.89 milhões 

de refugiados da Ucrânia têm-se registado para proteção temporária 

5.9 milhões

de pessoas deslocadas internamente na Ucrânia a partir de dezembro de 2022, incluindo 1.5 milhões de crianças

No final de 2022, devido à guerra na Ucrânia, 240.000 pessoas receberam assistência por parte das Aldeias de Crianças SOS. 

Dados das Aldeias de crianças SOS Internacional

As Aldeias de Crianças SOS são a maior organização do mundo a apoiar crianças e jovens em perigo ou em risco de perder o cuidado parental.
 

Acredite num mundo onde todas as crianças crescem em amor e segurança. 

Apoie o nosso trabalho