Irmãos biológicos em tempo de confinamento

O confinamento alterou o nosso dia a dia, a nossa maneira de conviver. Obriga-nos a estabelecer novas formas de relacionamento, seja em família, entre amigos, e também entre irmãos. Por isso, motivadas pelo Dia dos Irmãos, celebrado a 31 de maio, queremos mostrar alguns fatores de risco situação de confinamento e também dar algumas dicas para ajudar as famílias a promoverem a boa convivência entre os irmãos, reduzindo assim, as possíveis casualidades negativas que podem surgir durante a quarentena.

Por um lado, a intensidade emocional do confinamento maximiza as probabilidades de eventuais problemas no ambiente familiar, mas também incentiva a emergência de novos comportamentos e a criação de laços mais estreitos.

A ter atenção:

Mais tensão
A limitação de movimento
aumenta a probabilidade de
surgirem tensões. 

Rivalidade
A rivalidade, o espírito de competição e a luta pela atenção dos pais ou cuidadores de referência também pode aumentar.

Tempo de confinamento
O stress emocional é alargado e pode alterar o comportamento das crianças.

Fatores positivos:

Resiliência
Situações de crise
podem ser uma oportunidade
que beneficia desenvolvimento
pessoal e fraternal.

Empatia
Uma relação positiva entre irmãos, aumenta a sua capacidade de ser empático e a sua compreensão social.

União
Quando expostos a uma situação de stress persistente, como o confinamento, os irmãos podem desenvolver uma relação mais única e pessoal.

Conselhos para melhorar a convivência entre irmãos

As Aldeias de Crianças SOS explicam que a relação entre irmãos depende de diversos fatores como: género, diferença etária, personalidades, a ordem de nascimento e também os cuidados que recebem dos seus pais ou dos seus cuidadores de referência.

Agora, adicionado o fator confinamento, devido ao intensificar das emoções, as reações multiplicam-se e podem surgir novos tipos de comportamentos. As extremas limitações de movimentos aumentam tensões e conflitos e podem causar competições pela atenção dos pais ou cuidadores de referência.

Para evitar os efeitos negativos do confinamento entre irmãos, as Aldeias de Crianças SOS publicaram uma série de dicas e recomendações:


Dê-lhes tempo e espaço para partilharem, sem adultos e encoraje a sua participação;

Os conflitos são inerentes às relações entre irmãos. Ouça e aja como mediador e mantenha sempre a calma;

 

Evite comparações;

Mostre-lhes que os ama e
que são especiais. Cada criança é
única e deve ser amada;

Dedique o mesmo tempo e carinho aos filhos. Não concentre toda sua atenção no filho mais pequeno;


Promova o diálogo, a escuta ativa e a comunicação. 

O confinamento pode ser uma oportunidade para partilhar momentos únicos, reforçar os laços entre irmãos e irmãs e unir famílias. Com o esforço de todos, é possível que esta experiência seja positiva.