Programa Fortalecimento Familiar da Guarda – abril 9 2018

Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

O CAFAP – Programa de Fortalecimento Familiar da Guarda irá dinamizar uma ação em parceria com o Tribunal Judicial da Comarca da Guarda, contribuindo para uma conceção de uma Justiça próxima das crianças e dos jovens.

Nessa ação iremos promover uma visita de alunos do 9º ano da Escola Básica de S. Miguel da Guarda ao Tribunal da Guarda, onde os senhores magistrados judiciais e ministério público serão os cicerones da visita, seguido de um debate. Esta atividade está agendada para o próximo dia 12 de abril e temos o apoio logístico da Junta de Freguesia da Guarda.

Ainda no âmbito do mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância, a Aldeia de Crianças SOS da Guarda e o CAFAP- Programa de Fortalecimento Familiar da Guarda, são parceiros nas ações promovidas pela CPCJ da Guarda juntamente com outras entidades com competência na área da infância e juventude.

Destacamos a ação baseada no livro Elmer de David McKee. A partir da personagem do Elmer, um elefante às cores, alegre e traquina pretende-se envolver as crianças em torno desta ideia: a de que não faz mal ser diferente – pelo contrário: ser diferente é bom e divertido. Um livro original que aborda o direito à diferença, à tolerância e ao respeito e que nos permite analisar os principais direitos das crianças.

A história será contada com recurso a teatro de sombras e serão ainda exploradoras competências artísticas. Esta ação destina-se a crianças do pré-escolar e será desenvolvida nos dias 11,12,13 e 16 de abril na Biblioteca Eduardo Lourenço – Guarda.