Visita do Presidente das Aldeias de Crianças SOS de Moçambique

 

No passado dia 15 de maio, recebemos o Presidente das Aldeias de Crianças SOS de Moçambique na nossa sede.

Adamo Valy contou-nos os momentos de tragédia que se viveram aquando da chegada do ciclone Idai à cidade costeira da Beira. Falou-nos da resiliência e da garra do povo moçambicano e da ajuda humanitária que chegou prontamente.

emergencia mocambique

O problema maior, conta-nos, foi a falta de coordenação da ajuda humanitária das várias organizações que estão no terreno.

 

Na Aldeia SOS da Beira, as casas mantiveram-se intactas, muito graças à sua excelente construção. As 147 crianças que vivem na Aldeia SOS e as Mães SOS ficaram a salvo e sabiam como atuar, uma vez que, quer os técnicos, quer as crianças, já tinham participado num Programa e treino para emergências.

 

Neste momento, a maior preocupação das equipas de emergência das Aldeias de Crianças SOS em Moçambique passa por acompanhar mais de 700 famílias, muitas delas que já eram acompanhadas pelo Programa de Fortalecimento Familiar. Cerca de 4000 crianças e jovens estão a ser também acompanhadas, sendo as prioridades:

 

•    Assistência médica e psicológica para colaboradores, crianças e famílias;
•    Abrigo para pessoas deslocadas: estima-se que quase 90% da população da cidade da Beira tenha sido afetada;
•    Bens alimentares;
•    Água potável e saneamento.

 

Aproveitámos a visita para entregar pessoalmente um cheque no valor de 7000€, valor angariado junto dos nossos doadores  que prontamente contribuíram para a nossa Campanha de Emergência que decorreu no mês de abril.

 

Muito obrigada pela generosidade!

emergencia mocambique