Aldeias de Crianças SOS recebem Prémio BPI “la Caixa” Solidário

 

As Aldeias de Crianças SOS foram uma das 23 instituições que recebeu o prémio BPI "la Caixa" Solidário deste ano.

Este prémio vai financiar o projeto "PORTA - Promover Oportunidades de Reintegração e Transição para a Autonomia", de promoção da transição e reinserção na vida ativa dos nossos jovens.

 

Serão, ao longo do projeto, desenvolvidas ações de apoio educativo e terapêutico para aquisição de ferramentas de autonomia e de preparação para a vida adulta, nas várias esferas do dia-a-dia dos jovens. A partilha destas ferramentas validadas com toda a comunidade que trabalha a autonomia dos jovens em acolhimento é também um dos objetivos a cumprir.

Um dos nossos principais eixos de atuação é proporcionar às crianças e jovens que acolhemos, ferramentas para que se tornem autónomos e cidadãos ativos na sua vida adulta. O projeto PORTA (Promover Oportunidades de Reintegração e Transição para a Autonomia) visa exatamente dar continuidade a esse propósito, mas de uma forma diferenciadora.

 

 A iniciativa “é muito focada na participação juvenil, enquanto sentimento de autoria, ou seja, está assente naquilo que os jovens identificam como sendo fundamental para a promoção da sua própria autonomia e no significado que dão a este conceito para ‘criarem’ o seu caminho de desenvolvimento pessoal”, conta-nos Guida Bernardo, Diretora Sócio Pedagógica nas Aldeias de Crianças SOS. 

prémio BPI

Esta intervenção está centrada em 3 eixos (transição para a vida adulta, promoção da autonomia e emancipação), que se vão ajustando conforme o formato de acolhimento em que os 38 jovens que vão ser abrangidos pelo PORTA, com idades entre os 17 e os 25 anos, se enquadram: 12 estão numa fase de pré-autonomia dentro da Aldeia SOS e os outros 26 estão já em Casas de Autonomia, fora de Aldeia SOS. A par da implementação desta iniciativa, que chamamos Referencial para a Promoção da Autonomia, está também a ser implementada uma avaliação, que pretende verificar a viabilidade desta iniciativa ser replicada por todas as casas de acolhimento residencial do país com jovens.