Conhecer bem 
para melhor cuidar

As Aldeias de Crianças SOS desenvolvem programas de proteção direcionados para o acolhimento de crianças e jovens que por distintos motivos se encontram numa situação familiar que não garante a sua segurança nem promove os seus direitos, e que, portanto, se constitui como uma situação de Perigo.

 

Por forma a garantir a melhoria contínua na qualidade da nossa intervenção, a promoção de melhores práticas profissionais e organizacionais é fundamental conhecer quais são as características e as necessidades daquelas e daqueles que protegemos e cuidamos – as crianças e jovens.

 

O conhecimento profundo permite-nos uma melhor definição de estratégias de intervenção, de formação, gestão e ação. Quanto mais informação temos sobre cada criança e jovem, sobre cada família, sobre o contexto da sua situação, mais especializada e eficaz será a nossa resposta às suas necessidades. Por isso, o Departamento Nacional de Programas realiza um levantamento permanente e análise anual das características de todas as crianças e jovens que residem nas três Aldeias SOS. Nesse levantamento estão contemplados vários domínios: o seu perfil sociodemográfico, a caracterização do acolhimento quanto aos seus motivos e à sua duração, o seu perfil escolar e ou de integração profissional, a sua saúde física e mental, e os recursos mobilizados para o seu bem-estar. É feita também uma análise comparativa com dados que constam no mais recente Relatório CASA – Caracterização Anual da Situação de Acolhimento, no caso o de 2019.

Durante o ano de 2020 estiveram em acolhimento nas Aldeias de Crianças SOS 92 crianças e jovens:

Género:

Há uma ligeira maioria de rapazes (58,9%), e de jovens acima dos 15 anos (média 16 anos). Por comparação com os dados a nível nacional, verifica-se que tanto a idade média é maior como o tempo de acolhimento é mais prolongado nas Aldeias de Crianças SOS.

 

Parte dessa explicação vem do facto de haver muitos projetos de vida cujo objetivo é a autonomização da criança ou do jovem. Qualificações escolares esperadas para a idade, consolidação de uma vertente profissional, quando essa é a sua opção, e bons resultados escolares são, de acordo com os dados, aspetos que caracterizam as crianças e jovens ao cuidado das Aldeias de Crianças SOS, verificando-se comparativamente um elevado número de jovens que acabaram por integrar o Ensino Superior durante o acolhimento na nossa Associação.

Relação com a família de origem
Regularidade de contato com a família

Saúde física e mental

A análise dos dados, de que aqui damos conta de forma muito resumida, permite melhor enquadrar ou diferenciar aquelas que são as necessidades e as características das crianças e jovens em acolhimento residencial nas Aldeias de Crianças SOS, para que, em consonância com o Decreto-lei 164/2019, de 25 de outubro, sejam prestados cuidados e uma adequada satisfação das suas necessidades físicas, psíquicas, emocionais e sociais, favorecendo a sua integração em contexto sociofamiliar seguro e promotor da sua educação, bem-estar e desenvolvimento integral.