Academia SOS
Sabia que a nossa Associação criou uma Academia SOS?
 

 

Esta Academia SOS foi criada em 2019, pelo Departamento Nacional de Programas, para se constituir no centro de formação interno e núcleo de construção, divulgação e gestão do conhecimento das Aldeias de Crianças SOS, como garante da qualidade e contributo científico.

Na vertente de formação, garante a formação inicial de integração e contínua a todos os colaboradores, em temas centrais para a intervenção com crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade. Está nos planos desta Academia poder abrir a formação para todas as entidades parceiras e até para os nossos tão especiais Amigos SOS! Em 2020 contabilizaram-se:

 

91 horas de formação interna a 105 colaboradores.

Em 2021, para além da formação inicial Raízes aos novos colaboradores, já se realizaram ainda formações sobre a Política de Proteção à Infância, o Sistema de Promoção e Proteção Português, o Modelo de Cariz familiar ou a Organização funcional. Em todas estas formações há uma avaliação sobre pontos fortes e aspetos a melhorar, e de sugestão de temas para formações futuras.

A construção do conhecimento corresponde a todas as ações de investigação-ação, que se desenvolve quer internamente, quer em parceria com universidades, politécnicos e centros de investigação, através da participação em projetos académicos, científicos e receção de estágios académicos com uma dezena de faculdades e institutos.

Um exemplo de investigação interna é o ATO – A Tua Opinião que recolhe anualmente indicadores de opinião e bem-estar junto das crianças, jovens, colaboradores, famílias, parceiros e voluntários, com uso de perguntas e escalas validadas e respetiva análise estatística dos resultados. Estes dados são essenciais para nos pensarmos e crescermos com base na participação de todos.

A nível externo, construímos conhecimento na participação em investigações e projetos científicos, e temos processos de consultoria com peritos nas diversas áreas da infância e juventude, como a Professora Doutora Maria João Leote de Carvalho (Universidade Nova de Lisboa), Professora Doutora Margarida Rangel (Universidade do Porto) e Dr. Richard Rollinson (Chair of trustee e ex-diretor na MulberryBush School).

A gestão deste conhecimento consolida-se ainda na análise dos indicadores mensais que recolhemos junto dos nossos programas que permitem uma caracterização da nossa realidade, e ainda na partilha permanente de tudo isto no Centro de Documentação Essencial (CDE). O CDE é uma biblioteca virtual dos colaboradores das Aldeias de Crianças SOS, onde estão catalogados e organizados, por pastas temáticas, diversas publicações (documentos internos, artigos científicos e decretos-lei, entre outros) permitindo o acesso de todos ao conhecimento.

A Academia SOS é assim uma base essencial na nossa intervenção de qualidade.