onu assembleia
INTERNACIONAL

SOS na 73º Assembleia da ONU com “Generation Unlimited”

Presença SOS na 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque

A 73.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas abriu a 18 de setembro de 2018. O debate de alto nível decorreu entre 25 de setembro e 1 de outubro, com a participação de chefes de Estado e de governo dos 193 países-membros da organização. O segmento de alto nível da AGNU atraiu os indivíduos e delegações de mais alto perfil de todos os cantos do mundo. O chefe de Estado, como o presidente Donald Trump, o presidente Emmanuel Macron e o presidente Paul Kagame, dirigiram-se à Assembleia para dar início ao debate geral. Os líderes da sociedade civil e os membros mais influentes do setor privado discutiram e trabalharam juntos numa ampla gama de questões internacionais cobertas pela Carta da ONU, como desenvolvimento, paz e segurança e direito internacional, entre outras. Novas estratégias e parcerias foram lançadas, compromissos com políticas e tratados existentes foram feitos. As Aldeias de Crianças SOS Internacional estiveram presentes para aumentar a visibilidade do nosso grupo-alvo junto dos principais governos, doadores e organizações internacionais, como um ator-chave das ONG no setor de desenvolvimento, e ainda obter uma visão geral das tendências políticas internacionais. Foi aqui apresentada a iniciativa “Generation Unlimited”, que visa enfrentar a crise global de educação e formação que atualmente retém milhões de jovens e ameaça o progresso e a estabilidade. "Estamos profundamente motivados para apoiar esta parceria", disse o CEO da Aldeias de Crianças SOS Internacional, Norbert Meder, que é um dos mais de 30 membros do Conselho Global de “Geração Ilimitada”.

Como assegurámos que as crianças sem Cuidado Parental estavam representadas?

A delegação da SOS era composta pelo nosso CEO Norbert Meder, Richard Pichler - Representante Especial de Relações Exteriores e Recursos e pela equipa do escritório de Nova Iorque, que é composta por Sofia García García - Representante da ONU; Ame Esangbedo - Assessora de Advocacia e Advogada da Juventude.

Trabalhando juntos pelos jovens e com os jovens: Líderes na Geração Ilimitada.

Um dos tópicos mais proeminentes e áreas de foco durante esta semana ministerial da Assembleia Geral da ONU foram os jovens. E as Aldeias de Crianças SOS estavam à frente de algumas das principais conversas e fóruns sobre o tema. Como foi relatado anteriormente, o CEO da SOS Children's Villages, Norbert Meder, foi selecionado e convidado pelo Diretor Executivo da UNICEF, H. Fore, para ser uma das quatro ONG representadas na parceria da Generation Unlimited. A reunião inaugural do conselho ocorreu no primeiro dia da UNGA e o CEO Norbert Meder participou ao lado da CEO do Banco Mundial, Kristalina Georgieva; Federica Mogherini, Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança; Paul Polman, CEO da UNILEVER; Harriett Baldwin, Ministro de Estado do Departamento de Desenvolvimento do Reino Unido; Tony Elumelu, Fundador da Fundação Elumelu e Guy Rider, Diretor Geral da OIT, entre outros. No discurso para a diretoria da Global, o Norbert Meder referiu que a Generation Unlimited procura atingir uma meta que as Aldeias de Crianças SOS Internacional estão seguir há quase 70 anos. Ele expressou o nosso compromisso com a parceria e pediu que todas as partes interessadas deem prioridade às crianças vulneráveis, especialmente crianças sem cuidado parental ou aquelas que correm o risco de perder as famílias. Quando questionado sobre o significado desta parceria para as Aldeias de Crianças SOS, o Norbert Meder comentou que "agora temos uma plataforma poderosa para dar voz às crianças sem o cuidado dos pais através desta parceria influente, onde a SOS é considerada um parceiro chave."

Mais tarde, o projeto “Generation Unlimited” foi oficialmente lançado juntamente com a Estratégia da ONU para a Juventude. Entre outros, os Presidentes do Quênia e do Ruanda, bem como o Primeiro-Ministro da Dinamarca, apoiaram as iniciativas e leram declarações enfatizando a importância de investir e capacitar os jovens. Este compromisso histórico com os jovens não poderia ter chegado a um momento mais oportuno, pois esta é a era com a maior geração jovem da história, conforme destacado pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, nas suas observações iniciais no lançamento.

Questões que afetam o mesmo grupo

Além do tema do empoderamento da juventude e do emprego, uma série de temas importantes foram discutidos em várias reuniões e eventos de alto nível, incluindo ações conjuntas internacionais para abordar a migração e os fluxos de refugiados, bem como inovação e tecnologia. Em todos os tópicos e eventos atendidos, houve a oportunidade de refletir e promover a multidimensionalidade de fatores que afetam e podem apoiar o bem-estar de nosso público-alvo. No tópico da migração, por exemplo, ter que se mudar como refugiado ou migrante é uma das formas mais importantes pelas quais a separação familiar ocorre. A nossa delegação estava interessada em participar nas discussões sobre esses tópicos, a fim de identificar padrões e tendências que podem ser úteis para os nossos programas que apoiam especificamente crianças refugiadas e migrantes.

Como destacado na sessão anterior da sessão do Conselho Executivo da UNICEF, o cenário tecnológico em rápida mudança, apresenta inúmeras oportunidades e desafios e como uma das principais ONG para garantir que nenhuma criança seja deixada para trás, precisamos de nos manter informados e capitalizar soluções inovadoras que possam ajudar o nosso grupo-alvo a atingir todo o seu potencial. Com isso em mente, a delegação da SOS em Nova Iorque participou de inúmeros eventos e discussões organizadas por “gigantes tecnológicos” como a Microsoft, para promover o nosso trabalho de ICT4D e explorar as possibilidades de ampliá-lo.

 

Mais notícias