Amigos SOS – 28. fevereiro 2018

Até sempre Padre Dâmaso!

Foi com profunda tristeza e consternação que soubemos a notícia do falecimento do sacerdote luso-holandês, Herman Nicolau Maria Lambers, o Padre Dâmaso, nome que escolheu por ocasião da sua ordenação.

Genuinamente bom e preocupado com os mais necessitados, desfavorecidos e marginalizados da sociedade, o Padre Dâmaso desde os primeiros anos da sua vinda para Portugal, acompanhou as Aldeias de Crianças SOS em Portugal desde a sua fundação, tendo durante algum tempo dirigido a primeira Aldeia SOS de Bicesse. Aqui veio posteriormente, durante muitos anos, celebrar missa, confessar e aconselhar dirigentes, mães e crianças órfãs e abandonadas acolhidas para as quais tinha sempre uma palavra amiga de ânimo e de conforto. 

Apesar da sua vida e obra ser mais conhecida pela sua intervenção como capelão junto dos reclusos e reclusas dos vários estabelecimentos prisionais e pelas palavras cheias de ternura e coragem incitando à conversão e ao grande apreço pelo dom da vida aos microfones da Rádio Renascença, a Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal deve-lhe muito pela orientação e pela divulgação da Obra já que através dele muitos foram os que vieram apoiar esta nobre causa tornando-se tal como ele sócios e amigos das crianças e da instituição.

Na hora da sua despedida Mães, crianças SOS e centenas de ex-residentes juntam-se num “fantástico” obrigado Padre Dâmaso!


Partilhamos ainda as palavras da Mães SOS Cinda, que trabalha na Aldeia SOS de Bicesse há mais de 30 anos e partilhou muitos e bons momentos com o Padre Dâmaso: "Tenho um amigo que partiu. Encontrei  este amigo na Aldeia SOS de Bicesse em fevereiro de 1981. Fomos aluna e professor. Depois algum tempo meu chefe (diretor da Aldeia SOS), celebrante das missas na nossa aldeia sempre apresentando o seu amigo Jesus duma forma seguramente fantástica. Com ele eu fui sempre a “cachopa”, tratou-me sempre desta forma , sempre encontrando a forma de me mostrar caminhos de grande liberdade de pensamento, partilha entendimento das dificuldades, mas também das alegrias. Amigo Fantástico: até logo.”

 
/* pageName= padre damaso pagePrefix= breadCrumb=Notícias / ATUALIDADES / Noticias por Cá / padre damaso mainDomain=aldeias-sos.org langIdentifier=PT,pt */