Quero fazer parte da solução!

Devido à pandemia COVID-19, o desemprego entre os jovens aumentou em todo o mundo. Emma Thokwana, 20 anos, da África do Sul, é membro do Conselho Consultivo de Jovens da YouthCan!

A parceria global YouthCan! é a iniciativa de empregabilidade dos jovens das Aldeias de Crianças SOS. Emma explica as dificuldades que os jovens enfrentam para encontrar trabalho e a importância de apoiar estes jovens.

Estou a estudar psicologia e criminologia e quero ser psicóloga. O que quero fazer profissionalmente é oferecer às pessoas o meu apoio para que possam mudar as suas vidas positivamente. Quero ser um agente de mudança e inspirar as pessoas a defenderem aquilo em que acreditam.

A minha bolsa ajuda a financiar a minha licenciatura, mas nada além disso. No entanto, na África do Sul, dificilmente tenho a oportunidade de encontrar trabalho como psicóloga sem honras ou um mestrado. Talvez eu precise de arranjar um emprego que não esteja relacionado com a minha profissão para poupar dinheiro e conseguir o meu diploma com distinção antes de começar como psicóloga. Mas vai levar algum tempo para atingir o que eu realmente quero fazer porque há uma crise de empregabilidade na África do Sul.

O desemprego entre os jovens é particularmente alto na África do Sul, aumentando para 74% durante a pandemia COVID-19...

O mercado de trabalho exige que as pessoas tenham experiência profissional, mas de onde devemos tirá-la quando estamos ainda a sair da escola, da faculdade ou de outro caminho académico? Portanto, os jovens são obrigados a realizar qualquer trabalho que lhes seja oferecido com baixos salários, condições de trabalho abusivas e com pouca segurança. Todos os dias vejo ao meu redor os desafios que os jovens enfrentam.

Uma das minhas irmãs com quem cresci na mesma casa na Aldeia SOS (irmã não biológica) teve que arranjar dois empregos para sustentar a sua própria família. Ela trabalhava 18 horas por dia e recebia muito pouco dinheiro. Tinha uma hora para descansar entre os dois empregos e acabou por desistir porque estava a começar a ficar esgotada.

Uma das minhas amigas mais próximos tentou suicidar-se. Ela lutava contra a ansiedade e a depressão. Ela não aguentava mais, mas o mais alarmante é que sofreu o tempo todo em silêncio. A saúde mental foi e ainda é um assunto delicado para se falar, mas acho que quanto mais falarmos sobre isso, melhor.

Estou convencida de que a participação dos jovens pode levar a uma mudança significativa no mundo. E eu quero fazer parte da solução. Represento os jovens da minha região nos problemas que enfrentam diariamente. Ser membro do Conselho Consultivo de Jovens fez-me perceber que a minha voz é importante.

Com o apoio dos nossos parceiros empresariais e doadores particulares, pretendemos aumentar o nosso impacto na vida das crianças, jovens e comunidades, contribuindo ativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  

Obrigado por apoiar o nosso trabalho todos os dias!