SUDÃO | PERÚ – julho 2 2018

Duas Histórias de paixão, em tempo de Mundial de Futebol

Mustafa, 14 anos, foi escolhido para conhecer a Taça do Mundo!
Aldeias de Crianças SOS Sudão

Mustafa*, estava no tapete vermelho, fez a sua melhor pose, foi à câmara … e clique! Tirou uma foto para o seu poster em pé ao lado da Taça do Mundo da FIFA – o prémio mais famoso do futebol. O troféu foi embalado de forma protetora num invólucro de vidro e Mustafa não teve autorização para tocar. A Taça do Mundo estava em tourné no Sudão, seu país natal.

“Senti-me como se tivesse sido reportado para a Alemanha”, diz Mustafa, animado. “Foi a primeira vez que vi algo tão bonito! Fiquei muito feliz porque só tinha visto a taça na televisão e sempre sonhei vê-la pessoalmente” acrescenta. 

O jovem de 14 anos estava entre os 10 jovens das Aldeias de Crianças SOS do Sudão que foram escolhidos para acompanhar a estatueta de ouro no seu circuito de Cartum, a capital do país. Mustafa e os seus amigos, na sequência de um convite feito a uma escola internacional local, acabaram por ser escolhidos devido à sua profunda paixão pelo jogo. 

Esta é a primeira vez que a prestigiada Taça chega ao Sudão. Apenas 10 países africanos tiveram o privilégio de hospedá-la. 

“O futebol é um hobby para mim. Eu adoro jogar à bola e o Messi é o meu jogador preferido!”, acrescenta.

Embora a beleza e o brilho da taça do mundo tenham deixado o aluno fascinado, ele não quer ser um jogador de futebol profissional, o seu desejo é ser engenheiro. O futebol, no entanto, continua a ser o seu desporto preferido. E como o tão aguardado Mundial de Futebol começou em junho, Mustafa disse que torceria pela Argentina, a seleção de Messi, que infelizmente, tal como nós, já regressou a casa… Que venham muitos mais momentos marcantes na vida desta e de outras crianças que acompanhamos. 

 

Óscar, 9 anos, ganhou viagem à Rússia e vai estar na final! 
Aldeias de Crianças SOS Perú

Óscar* tem 9 anos e sempre adorou futebol. Há dois meses atrás, ele ouviu alguém falar sobre um concurso organizado pela rede global de alimentos da McDonald’s que exigia que os participantes enviassem um vídeo que explicasse como é que eles torceriam pela seleção do Perú no Mundial de Futebol. 

Com a ajuda da família SOS, Óscar fez o vídeo. “Quando eu precisei da vossa força, vocês encorajaram-me, agora vocês têm o meu apoio. Rapazes têm que entrar em campo e mostrar o vosso talento. Eu tenho fé em ti, Paolo, Cuevas, Farfán (jogadores de futebol peruano). Vamos ao Perú!!” – Diz ele no vídeo. 

Depois de algumas semanas, Flor, a sua Mãe SOS, percebeu que o Óscar tinha ganho. Então, no dia 15 de julho, o seu sonho tornou-se realidade. Durante a final do Mundial de Futebol, em Moscovo, Óscar vai entrar no estádio cheio de pessoas, de mãos dadas com um dos jogadores de futebol. Para Óscar, esta será uma ocasião muito importante… como nenhuma outra!

Antes deste grande dia, Óscar viajará com a Flor para a Rússia e ambos irão participar em atividades especificamente organizadas para os vencedores da competição.

O aluno do quarto ano entrou na Aldeia SOS de Pachacamac, no Perú, com as duas irmãs há dois anos (2016). Oscar, uma criança muito ativa e enérgica, gosta de matemática, artes e educação física. Além disso, ele gosta de desenhar, pintar e cantar. Mas a sua atividade favorita é o futebol, onde gosta de jogar como avançado. A sua paixão pelo futebol fez com que ele conseguisse uma bolsa na Academia Cantolão, onde vai duas vezes por semana para treinar e todos os domingos participa nos jogos do campeonato.

Quando ele entrar no Estádio Luzniki, em Moscovo, a família e amigos SOS vão aplaudi-lo na Aldeia SOS Pachacamac, orgulhosos por um dos seus filhos ter conquistado um lugar que foi cobiçado pelo mundo.
 
Os nomes utilizados são fictícios para proteção das crianças.

 

Mais notícias