Uma casa para a família do Sr. Ferlin

 

O Sr. Ferlin tinha acabado de chegar a casa depois de um dia de trabalho quando o tremor de terra começou. Ele agarrou na sua mulher e na sua filha, e correram para o exterior momentos antes da sua casa colapsar.

 

Ele e a sua família tornaram-se parte das milhares de pessoas desalojadas na cidade de Palu pelo terramoto na Indonésia que ocorreu em setembro de 2018. Eles ficaram num abrigo durante seis meses, e posteriormente foram realojados num alojamento temporário construído pelo Governo.

“Não tínhamos nada”, diz o Sr. Ferlin. “A minha filha dormia num colchão no chão. O meu salário não é suficiente para cobrir todas as nossas necessidades.”

As Aldeias de Crianças SOS da Indonésia ajudam famílias desalojadas, como a do Sr. Ferlin.

Fornecemos bens domésticos a 1500 famílias – a chamada “Casa numa Caixa”. As caixas, distribuídas em cinco locais de ajuda das Aldeias de Crianças SOS, contêm uma cama, cobertor, fogão, gás, ferramentas de cozinha, utensílios para comer e material escolar para as crianças.

“Estou tão contente porque agora temos mantimentos e conseguimos dormir”, diz o Sr. Ferlin. 

Além do Programa “Casa numa Caixa”, a equipa das Aldeias de Crianças SOS apoiam os pais através de formação e capacitação. Mais de um milhar de crianças também têm um lugar seguro para brincarem e aprenderem em cinco Centros de Apoio Infantil em Palu e nos arredores dessa cidade.

indonésia terramoto 2018

“Se pudéssemos pedir desejar algo mais, nós pediríamos às Aldeias de Crianças SOS para não deixarem de nos apoiar aqui em Palu”, diz o Sr. Ferlin. “As nossas crianças podem brincar em segurança porque estão acompanhadas por uma equipa, por isso podemos trabalhar tranquilamente.”

 

Resposta de emergência das Aldeias de Crianças SOS em Palu
As Aldeias de Crianças SOS da Indonésia proporcionam diferentes tipos de apoio à população de Palu desde o terramoto e tsunami de 2018. 

Construímos Centros de Apoio Infantil em cinco localidades: Petobo, Lolu, Tipo, Mamboro e Donggala. Mais de mil crianças brincam e crescem nos CAI com o apoio da equipa das Aldeias de Crianças SOS. Cerca de 1500 famílias recebem a ajuda também do CAI, através do “Casa numa caixa”.  Cada caixa contém 25 utensílios domésticos tais como fogão, gás, um conjunto de ferramentas de cozinha e de utensílios para comer, uma cama, e outros mantimentos.

As Aldeias de Crianças SOS concedem igualmente apoio financeiro a cerca de 700 famílias que perderam tudo na catástrofe.