Futuro sustentável para as crianças

Quais são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Em Setembro de 2015, líderes de 193 países comprometeram-se a um plano de ação de 15 anos destinado a melhorar a vida das pessoas e proteger o planeta. A Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030 inclui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para acabar com a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça, garantir o acesso a uma educação de qualidade e ao emprego, e combater as alterações climáticas.

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e nós

As Aldeias de Crianças SOS trabalham com parceiros e Governos para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com maior impacto para as crianças e jovens vulneráveis.

 

Estamos empenhados em trabalhar para e com as crianças que perderam, ou correm o risco de perder, os cuidados parentais. Estas crianças são particularmente vulneráveis a sofrer injustiças e muitas vezes perdem os seus direitos enquanto crianças. A qualidade da infância estabelece o cenário para o desenvolvimento futuro dos indivíduos e das sociedades.

 

Com mais de 70 anos de experiência em âmbito internacional e em parceria com governos para assegurar o cumprimento dos direitos das crianças, as Aldeias de Crianças SOS estão empenhadas em tomar medidas para contribuir para a construção de um futuro que seja, também, sustentável.

As Aldeias de Crianças SOS trabalham todos os dias para que 5 dos ODS se concretizem. Veja quais e como o fazemos!

 

 

 

Objetivo 1 - Erradicar a pobreza

A construção de um mundo sem pobreza é um dos principais objetivos dos ODS. A pobreza pode conduzir desvantagens a longo prazo para as crianças. Pode também levar à instabilidade familiar ou mesmo à rutura familiar. As famílias com poucos recursos, onde as necessidades básicas não podem ser satisfeitas, estão frequentemente expostas a elevados níveis de stress, e com uma falta de proteção social adequada, o risco de separação familiar aumenta.

 

As Aldeias de Crianças SOS apoiam as famílias e comunidades no desenvolvimento das suas capacidades e resiliência para ajudar a quebrar o ciclo de pobreza e exclusão e para prevenir a rutura e separação familiar. Juntamente com parceiros, reforçamos e capacitamos as famílias através de uma série de atividades, incluindo o desenvolvimento de competências, acesso ao emprego,  a cuidados de saúde e aconselhamento familiar.

 

Quando as crianças não podem viver com os seus pais, garantimos cuidados alternativos de qualidade. Apoiamos cada criança nos nossos programas no seu desenvolvimento individual e apoiamo-la na sua preparação para a independência e um futuro sustentável.

 

A nível nacional e internacional, defendemos os direitos das crianças, incluindo a proteção social para todos e o apoio adequado às famílias vulneráveis.

Objetivo 4 - Assegurar uma educação de qualidade para todos

Todas as crianças e jovens têm direito a uma educação de qualidade, independentemente da sua origem. Globalmente, cerca de 263 milhões de crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos não frequentavam a escola em 2015 [1]. As crianças e os jovens sem cuidados parentais ou em situações de emergência enfrentam frequentemente desafios adicionais quando tentam aceder a oportunidades educacionais.

 

Todas as crianças e jovens que recebem apoio das Aldeias de Crianças SOS são ajudados a aceder à educação - desde a pré-escola até à formação profissional ou universitária. Desde cedo, trabalhamos para proporcionar educação centrada na criança em ambientes de aprendizagem inclusiva para ajudar a desenvolver as aptidões e capacidades de cada um.

 

Através de parcerias e ações de advocacia, reforçamos o sistema de ensino público, e damos poder às comunidades e aos pais para desenvolverem programas educativos e apoio. Durante emergências humanitárias, oferecemos locais seguros onde as crianças podem aprender e brincar.

 

 

Objetivo 8 - Criar igualdade de oportunidades de emprego para todos

 

As Aldeias de Crianças SOS apoiam os jovens sem cuidados parentais no desenvolvimento das competências e autoconfiança de que necessitam para entrar no mercado de trabalho, encontrar um emprego e fazer a transição para uma vida autónoma como adultos. Apoiamos os jovens a prepararem-se para a independência, ajudando-os a obter acesso ao ensino superior, formação, tutoria e estágios através de iniciativas como YouthCan!, a parceria global para a empregabilidade dos jovens.

 

O desemprego juvenil é um desafio global que afeta os jovens de todo o mundo. Em 2016, 71 milhões de jovens estavam desempregados. Mais de 150 milhões de jovens em países emergentes e em desenvolvimento vivem na pobreza, apesar de terem um emprego [2].

 

Quando os pais estão desempregados ou a trabalhar em empregos instáveis ou mal remunerados, a sua capacidade de cuidar dos seus filhos é prejudicada. Podem não ser capazes de cuidar dos seus filhos, e as crianças podem ficar sem supervisão, acabando por afetar a saúde, o desenvolvimento e a segurança destas crianças.

 

Também ajudamos os pais de famílias vulneráveis a aceder a formação profissional, para que possam encontrar um trabalho e dar aos seus filhos um futuro melhor.

Objetivo 10 - Reduzir a desigualdade dentro e entre países

A ninguém deve ser negado o acesso à igualdade de oportunidades com base na sua etnia, género, religião, deficiência, cultura ou antecedentes familiares. As crianças e os jovens que não têm um prestador de cuidados atento para os proteger e orientar têm menos probabilidades de ver os seus direitos respeitados, tais como educação, cuidados de saúde, cidadania e proteção. Correm, também, um risco mais elevado de experimentar a exclusão social, a pobreza e outras formas de desigualdade.

 

As Aldeias de Crianças SOS defendem leis e práticas que garantam a igualdade de oportunidades, inclusão e proteção social, e não discriminação para crianças e jovens que perderam os seus pais ou vêm de agregados familiares marginalizados. O nosso objetivo é ajudar a quebrar o ciclo de pobreza e exclusão para que as gerações futuras possam ser participantes ativos e iguais na sociedade.

 

 

 

Objetivo 16 - Promover sociedades pacíficas e inclusivas

Todas as crianças devem ser protegidas da violência, abuso, exploração ou negligência. No entanto, até 25% da população adulta do mundo relata ter sido vítima de violência física enquanto criança [3].

 

A violência é também um importante fator de risco para as crianças serem afastadas das suas famílias. Ao mesmo tempo, as crianças que são separadas da sua família correm um risco mais elevado de sofrerem violência - são alvos fáceis de abuso, negligência e exploração. 

 

As Aldeias de Crianças SOS trabalham para salvaguardar e proteger todas as crianças. Estamos empenhados em assegurar os mais elevados padrões de cuidados nos nossos programas. Além disso, sensibilizamos para o abuso e negligência de crianças e defendemos a melhoria da proteção de todas as crianças. Fortalecemos as famílias para ajudar a prevenir a violência contra crianças, ensinando competências parentais e técnicas de disciplina positiva. Formamos profissionais de cuidados em como defender e implementar os direitos das crianças no seu trabalho e cumprir padrões de qualidade no cuidado de crianças e jovens.