_____________

Famílias de acolhimento da Aldeia SOS de Brovary, perto de Kiev, e da região de Luhansk, no leste da Ucrânia, fugiram para a Polónia, onde serão acolhidas nos programas das Aldeias de Crianças SOS da Polónia. 

Mais de 60 crianças, mais de nove adultos (famílias de acolhimento) e dois colaboradores, viajaram para a Polónia em dois grupos no domingo, dia 27 de fevereiro, e na segunda-feira, dia 28 de fevereiro. A decisão de realocar as famílias surgiu após o agravamento dos combates e bombardeios. 

As famílias das Aldeias de Crianças SOS estão entre os mais de 500.000 ucranianos, a maioria mulheres e crianças, que fugiram para países europeus vizinhos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, dia 24 de fevereiro, segundo a agência de refugiados das Nações Unidas. A guerra representa uma ameaça imediata e crescente para as 7,5 milhões de crianças do país.

Serhii Lukashov, diretor nacional das Aldeias de Crianças SOS da Ucrânia, alertou em particular para as necessidades urgentes das cerca de 100.000 crianças que vivem em instituições de acolhimento residencial: “Muitas instituições de acolhimento residencial para crianças deixaram de receber qualquer apoio. Não têm suprimentos e nem dinheiro. Estamos a tentar apoiá-las com as suas necessidades imediatas”. 

Os colaboradores das Aldeias de Crianças SOS que estão atualmente nas regiões ocidentais da Ucrânia estão a trabalhar com grupos e organizações de voluntários locais para iniciar esforços conjuntos para apoiar milhares de crianças que vivem em instituições de acolhimento residencial nessas regiões.

 

As famílias de acolhimento da Ucrânia mudaram-se para a Polónia. O primeiro grupo de 47 pessoas (40 crianças, 5 pais adoptivos e 2 funcionários) na zona de espera/aquecimento na fronteira ucrano-polaca, no dia 27 de fevereiro.

Crianças e famílias que continuam na Ucrânia

As famílias de acolhimento que permaneceram na Aldeia SOS de Brovary estão seguras. A sua deslocação não foi possível devido à ordem de recolher obrigatório na região. Famílias de acolhimento que permaneceram nas suas casas em Luhansk vivem em áreas rurais onde não há combate ativo.

A cidade de Popasna, na linha de contato na região de Luhansk, leste da Ucrânia, está sob cerco. Os moradores estão seguros, no entanto, nenhum material pode ser transportado para a cidade. Antes do cerco, 15 pessoas (crianças e famílias de acolhimento) conseguiram deixar Popasna e encontraram alojamento em Sievierodonetsk. Entraram em contracto com as Aldeias de Crianças SOS da Ucrânia, que imediatamente começaram a fornecer suprimentos e ajuda psicológica. Estas famílias de acolhimento não faziam parte de nenhum programa das Aldeias de Crianças SOS até agora.

Todas as outras crianças e famílias, bem como os colaboradores das Aldeias de Crianças SOS da Ucrânia estão seguros. Os colaboradores em algumas áreas de Kiev ficam quase constantemente em abrigos antiaéreos.

Ajuda de emergência a crianças em acolhimento residencial e deslocados internos

As Aldeias de Crianças SOS planeiam fazer parceria com quatro organizações locais para apoiar crianças que vivem em instituições de acolhimento residencial e pessoas deslocadas internamente no oeste da Ucrânia. As organizações estão localizadas em quatro regiões diferentes: Ivano-Frankivsk, Lviv, Dnipropetrovsk e Zakarpattya. As Aldeias de Crianças SOS e as organizações parceiras planejam comprar e distribuir suprimentos e oferecer serviços psicossociais a crianças em instituições residenciais e a pessoas deslocadas internamente.

 

“Estamos constantemente a ser abordados por muitas famílias de acolhimento de todo o país em busca de apoio”, diz Lukashov. “Primeiro ofereceremos apoio às famílias de acolhimento deslocadas nas quatro regiões onde trabalharemos com parceiros e depois expandiremos para outras regiões onde for possível. O apoio aos deslocados internos geralmente é prestado em estações de comboio, centros de apoio e postos de controlo. No momento, há suprimentos suficientes, mas o que falta é apoio psicossocial. Prevemos que em breve haverá necessidade de alojamento e artigos de higiene.”

Aldeia SOS na Ucrânia com cuidadora e duas crianças

  

O seu apoio é muito importante para as crianças e famílias da Ucrânia que precisam da sua ajuda agora!    

 

Faça hoje mesmo o seu donativo para apoiar
as crianças e famílias que precisam de nós!

 

Quero ajudar!