Cartas de Lesbos

No mês em que comemoramos o Dia Mundial dos Refugiados, damos a conhecer algumas das medidas que as Aldeias de Crianças SOS tomaram na ilha de Lesbos para evitar a propagação da COVID-19 e várias cartas de crianças refugiadas que acompanhamos.  

As medidas tomadas na ilha grega de Lesbos para evitar a propagação da COVID-19 incluíram a suspensão dos contactos diretos entre os prestadores de serviços e as pessoas que vivem nos campos de refugiados. Apesar das restrições, a equipa das Aldeias de Crianças SOS da Grécia em Lesbos continuou a prestar apoio educativo aos estudantes e suas famílias através do ensino à distância.

Cerca de 130 alunos que vivem no campo de Kara Tepe estão inscritos no Programa de aulas apoiadas pelo governo grego para o ensino primário e secundário. 

De manhã, os alunos frequentam a mesma turma juntamente com crianças gregas. Isto inclui aulas de língua grega, matemática, física, inglês, desporto, música, entre outras disciplinas. 

À tarde, há aulas de apoio de grego, inglês e matemática e que incluem algumas horas de música e desporto. A maioria dos alunos frequentam as aulas à tarde, a fim de aprender rápido a língua para conseguirem participar ativamente nas aulas da manhã com os colegas gregos.  

Numa das aulas, foi pedido às crianças que escrevessem uma carta para algum amigo ou amiga do seu país de origem partilhando os seus sonhos e o que gostariam de ser quando crescessem. O projeto encorajou crianças com idades dos 10 aos 12 anos a estabelecerem objetivos para si próprias e a moldarem o seu futuro, apesar da difícil realidade.

Partilhamos aqui algumas das cartas escritas. 

              CARTAS DE LESBOS

De: Afsane, 11 anos, do Afeganistão 
Para: A amiga Reihane 

Olá Reihane, 

Como estás? Eu, neste momento, estou na Grécia e vivo com a minha família no campo de Kara Tepe. Só vou à escola às terças-feiras ao meio-dia. Também vou à escolinha das Aldeias de Crianças SOS para aprender inglês. As minhas disciplinas favoritas são a física e a matemática. Estudo muito porque um dia quero ser astronauta. https://static.xx.fbcdn.net/images/emoji.php/v9/t4c/1/16/1f642.png:) Adoro olhar o céu. E tu? O que queres ser quando fores grande? 

Estou ansiosa por saber de ti! Tenho muitas saudades tuas. 

Com amor, 
Afsane  

De: Nazani, 11 anos, do Afeganistão 

Para: A amiga Somaya 

Cara Somaya, 

Como estás? Estás bem? Onde estás? Eu vivo na Grécia, num campo de refugiados!  

Andas na escola? Eu só vou à escola às segundas-feiras. À tarde, ando de bicicleta com os meus amigos. As minhas disciplinas preferidas são o inglês, o grego e a matemática. Quando crescer quero ser estilista, porque gosto de fazer roupa para as pessoas. 

Quais são as tuas disciplinas favoritas? 

Espero que estejas bem. Tenho saudades tuas todos os dias. 

Com todo o meu amor, 

Nazanin 

De: Zahra, 10 anos, do Afeganistão 

Para: A amiga Nurin 

Olá Nurin, 

Como estás? Eu, neste momento, estou a viver na Grécia com meus familiares no acampamento de Kara Tepe. Todas as tardes vou ao parque e faço ginástica com os amigos que aqui fiz. 

Quando crescer quero ser ginasta porque gosto de desporto e também gosto de ensinar crianças. 

Sinto muito a tua falta. 

Com amor, 

Zahra