Crise migratória na Venezuela 

As dificuldades políticas e económicas levaram mais de três milhões de venezuelanos a abandonar o país nos últimos três anos, com mais de um terço a caminho da Colômbia e do Brasil. 

Pelo menos um milhão de venezuelanos procuraram refúgio na Colômbia e 85.000 no Brasil. Em muitos casos, as famílias atravessaram a fronteira com pouco mais do que a roupa que vestiam, criando uma emergência humanitária num país que se debate com os seus próprios desafios de deslocação interna. 

 

As Aldeias de Crianças SOS estão a trabalhar para responder às necessidades das crianças e famílias mais vulneráveis que chegaram tanto ao Brasil como à Colômbia. 

BRASIL

A resposta de emergência das Aldeias de Crianças SOS "Brasil sem Fronteiras" teve início em Julho de 2018. O programa dá abrigo temporário para centenas de famílias da Venezuela e apoio na integração. 

 

As Aldeias de Crianças SOS Brasil trabalham com cada família para identificar as suas necessidades e criar um plano de desenvolvimento individual. As famílias também recebem apoio no acesso à educação, saúde e assistência social, e outros serviços públicos. 

Outros apoios incluem:  

 

Assegurar que os direitos legais das crianças e adolescentes que vivem em abrigos para refugiados sejam respeitados; 

Dar alimentos, água e artigos de higiene às famílias refugiadas; 

Oferecer competências e formação profissional, bem como atividades socioculturais e seminários sobre direitos para as famílias venezuelanas. 

COLÔMBIA

Desde o início do programa de emergência "Agarra a minha mão" em Junho de 2018, as Aldeias de Crianças SOS na Colômbia têm apoiado centenas de crianças e cuidadores em La Guajira e em Santander. Milhares de venezuelanos na região de Santander receberam alimentos e kits de higiene. 

 

O programa de emergência procura proteger crianças e adolescentes de riscos como a violência de género, exploração sexual e abuso físico. Os Espaços Amigos das Crianças SOS em Villa del Sur, Riohacha, Maicao e Uribia (em La Guajira) proporcionam um ambiente seguro e protetor onde as crianças podem desfrutar de atividades educativas e recreativas.  

Outros apoios incluem:  

 

Apoio a crianças não acompanhadas em La Guajira e abrigo temporário para famílias venezuelanas vulneráveis em Santander; 

 

Avaliação das necessidades de cada família conduzida por equipas designadas em cada local e encaminhamento para cuidados especializados (incluindo saúde, educação, apoio jurídico e de saúde mental). É dada prioridade às famílias em alto risco de serem separadas; 

Apoio às crianças desacompanhadas através de cuidados familiares SOS; 

Apoio às crianças desacompanhadas através de cuidados familiares SOS; 

Apoio às famílias alargadas ou próximas da criança que apoiam, acolhendo nas suas casas, crianças venezuelanas; 

Transporte para famílias vulneráveis ou com necessidades especiais devido às longas distâncias a percorrer a pé e às ameaças ao longo do caminho.