Comunicado das Aldeias de Crianças SOS - Guerra na crânia

_____________

As crianças e famílias da Ucrânia enfrentam um medo e uma destruição inimagináveis. A infância destas crianças foi abruptamente perturbada. Famílias são separadas... Pais enfrentam escolhas inaceitáveis. Milhões de crianças estão em risco de crescer sem os cuidados que necessitam.  

As Aldeias de Crianças SOS apelam à cessação imediata das hostilidades até que um cessar-fogo seja negociado.  

Todas as crianças têm o direito de crescer e desenvolver-se num ambiente seguro e protegido. Todas as crianças têm o direito de ter pais ou prestadores de cuidados dedicados ao seu lado. A necessidade é ainda mais forte quando o mundo se desmorona à sua volta.   

As crianças estão a ser separadas das suas famílias no momento em que mais precisam delas. Alguns pais estão na linha da frente, outros não veem outra escolha senão fugir do país com os seus filhos, mas são muitas vezes obrigados a deixar um ou mais membros da família para trás. 

Crianças da Ucrânia em abrigo antibomba

Crianças da Ucrânia num abrigo antibomba.

A Ucrânia tem mais de 160.000 crianças que crescem fora das suas famílias de origem, em famílias de acolhimento, ao cuidado da família alargada e programas de cuidados alternativos. À medida que a situação avança, muito mais crianças e jovens arriscam-se a ficar sozinhos, necessitando de cuidados alternativos.  

Desde 2003, as Aldeias de Crianças SOS estão no terreno na Ucrânia. Durante anos, temos sido uma das poucas organizações a trabalhar de ambos os lados da linha de contacto, na região de Luhansk na Ucrânia Oriental. Temos Programas em países vizinhos, incluindo a Polónia e a Roménia, que agora recebem e apoiam famílias e crianças em fuga através da fronteira.  

As Aldeias de Crianças SOS foram fundadas para apoiar crianças que perderam tudo durante a Segunda Guerra Mundial na Europa. Além de fornecer abrigo e comida, as Aldeias de Crianças SOS concentram-se na construção da confiança e do calor de fortes ligações humanas. A nossa experiência em todo o mundo ensinou-nos como é importante que as crianças tenham fortes laços com a família e as comunidades para enfrentar as situações mais traumáticas.

 

A guerra tem um pesado impacto nas crianças 
e viola os seus direitos humanos para crescerem 
em segurança num ambiente acolhedor.     

 

De acordo com as suas obrigações ao abrigo do direito humanitário internacional para proteger a população civil, pedimos a todas as partes que tomem todas as medidas viáveis para assegurar a proteção e cuidados das crianças que são afetadas por um conflito armado, tal como estipulado pela Convenção dos Direitos da Criança.

Pedimos a todos os envolvidos na guerra na Ucrânia que parem imediatamente as hostilidades e cheguem rapidamente a uma resolução do conflito. 

Apelamos para que sejam tomadas medidas urgentes para proteger e cuidar de todas as crianças e famílias afetadas. Isto inclui o apoio especial às crianças em famílias de acolhimento ou ao cuidado de família alargada e o apoio aos refugiados nas fronteiras e nos países vizinhos.  

Aldeia SOS na Ucrânia com cuidadora e duas crianças

  

O seu apoio é muito importante para as crianças e famílias da Ucrânia que precisam da sua ajuda agora!    

 

Faça hoje mesmo o seu donativo para apoiar
as crianças e famílias que precisam de nós!

 

Quero ajudar!

Perguntas Frequentes