Hermann Gmeiner

Fundador das Aldeias de Crianças SOS

Hermann Gmeiner nasceu a 23 de junho de 1919 numa grande família de agricultores em Vorarlberg, na Áustria. Ficou órfão de mãe muito novo e foi a sua irmã mais velha, Elsa, que assumiu a tarefa de cuidar dos seus irmãos mais pequeninos. Hermann era uma criança talentosa e ganhou uma bolsa de estudos para fazer a escola primária.

Cenário pós-guerra
Hermman Gmeiner já tinha vivido de muito perto os horrores da Guerra, como soldado na Rússia, mas foi no seu papel de Assistente Social no período pós-guerra que foi confrontado com o abandono e sofrimento de muitas crianças órfãs, que o levou a ter a ideia de criar as Aldeias de Crianças SOS.

 

Fundação da primeira Aldeia SOS
Com apenas 600 xelins austríacos (aproximadamente 40 dólares) no bolso, Hermann Gmeiner fundou a Associação das Aldeias de Crianças SOS em 1949, e, no mesmo ano, foi colocada a primeira pedra para a construção da primeira Aldeia SOS em Imst. 

burkina faso ajuda emergencia

Compromisso com o cuidado centrado na criança: uma Mãe SOS, uma casa, irmãos, uma Aldeia SOS.

 

Nas décadas seguintes, a vida de Hermman Gmeiner estava inseparavelmente ligada ao seu compromisso com um conceito de cuidado baseado na família, com os quatro pilares que considerava fundamentais: uma Mãe SOS (cuidadora de referência), uma casa, irmãos e irmãs e uma Aldeia SOS.

Dado o seu foco em ajudar crianças abandonadas, o resto da sua biografia confunde-se com a história das Aldeias de Crianças SOS. Gmeiner foi ainda diretor da Aldeia SOS em Imst, esteve na construção de mais Aldeias SOS na Áustria e ajudou a estabelecer as Aldeias de Crianças SOS em muitos outros países da Europa.

Nos anos seguintes, as atividades das Aldeias de Crianças SOS começaram a crescer para fora da Europa: Ásia, África e América do Sul. Em 1985, o resultado do trabalho de Hermann Gmeiner foi um total de 233 Aldeias SOS em 85 países. Como reconhecimento do seu trabalho, ele recebeu inúmeros prémios. No entanto, sempre enfatizou que somente ao apoio de tantas outras pessoas foi possível apoiar tantas crianças abandonadas e acolhê-las num lar. 

Hermann Gmeiner morreu em Innsbruck, na Áustria, em 1986. Está enterrado na Aldeia SOS em Imst.