Aprender a ser melhor mãe

As mães juntam-se em grupos de 3 para um espectáculo de marionetas improvisado. Usam marionetas feitas de meias para falar sobre temas sensíveis como bullying, tabagismo, higiene e adolescência, assuntos difíceis de falar com os seus filhos. A maioria são mães solteiras de comunidades carentes da Cisjordânia, na Palestina.​

No final de cada atuação há sempre aplausos. Este tipo de atividades tem uma enorme importância para este grupo de mães, pois permite a discussão de tópicos tão complexos e tão importantes de uma maneira mais fácil e mais eficaz. Esta e outras técnicas parentais são aprendidas em workshops organizados pelas Aldeias de Crianças SOS em Belém. 

Ala'a Fataftah é a coordenadora do Programa de Fortalecimento Familiar nas Aldeias de Crianças SOS na Palestina e diz que, embora existam excepções, a maioria destas mães precisam de apoio para cuidarem dos seus filhos. Sem este apoio, poderá haver risco de separação familiar.

Estes workshops parentais são um dos meios que as Aldeias das Crianças SOS na Faixa de Gaza tem para ajudar estas famílias.

“Através destes workshops, queremos que as mulheres aprendam a ser boas mães, nunca usar violência e assumirem o papel de refúgio seguro para os seus filhos.” – diz Ala’a.

Amal, mãe de três filhos de 9, 13 e 15 anos, acredita que usar fantoches é uma óptima maneira de ajudá-los a perceber os seus sentimentos mais negativos. “Este workshop ajuda-me a ser uma mãe melhor e a apoiar os meus filhos ao longo da sua vida. Espero que assim seja, e acredito que serei capaz”, responde.
 

palestina mães workshop