Coronavírus: Situação controlada nas 10 Aldeias SOS na China

Após as notícias da epidemia do Coronavírus terem sido transmitidas pela CCTV News (o canal de televisão oficial na China), todas as 10 Aldeias SOS da China tomaram medidas imediatas para evitar a propagação do vírus.

Foram armazenados alimentos para não criar ansiedade nas Mães SOS e nas crianças. Passou a ser obrigatório medir a febre de todas as crianças e colaboradores com sintomas de tosse e vómitos. Todos estes casos são comunicados as autoridades locais.    

As autoridades locais disponibilizaram materiais de disinfeção, pelo que todas as Aldeias SOS estão a utilizar um spray disinfetante espcial e a distribuir máscaras. Contudo, a quantidade de equipamento de protecção é ainda insuficiente para o número total de colaboradores e crianças dentro das Aldeias SOS.

 Atualmente, para reduzir o risco de contágio, as crianças não são autorizadas a sair das Aldeias SOS bem como só podem brincar no exterior durante o dia.

Foi também desenhado um plano de emergência pela equipa técnica no caso da epidemia agravar. 

 

campo refugiados lesbos grecia

A situação tem afetado as reuniões familiares que são costume tradicional durante o Festival da Primavera na China (Ano novo chinês).

Foi desenvolvida uma aplicação para telemóvel, de forma que a população tenha acesso aos dados estatísticos atualizados do número de pessoas infetadas, bem como alertar para novos casos.

Devido à epidemia, o início do novo semestre escolar foi adiado. Ao mesmo tempo, o governo disponibiliza o aulas online e organiza cursos para todos os estudantes chineses.

No futuro, uma vez iniciado o novo semestre, as Aldeias de Crianças SOS na China precisam de adquirir mais máscaras de proteção.