Programa de Fortalecimento Familiar de Rio Maior – março 21 2018

Uma casa de sonho

Há 4 anos atrás, a família vivia numa casa arrendada, muito degradada, já sem condições para viverem e garantirem as condições básicas para a filha crescer saudavelmente.

Já lá vão quase 3 anos que a família Marques* (pai, mãe e filha com 14 anos) foi viver para a sua nova casa! O Programa de Fortalecimento Familiar - PFF (ou também denominado de CAFAP - Centro de Apoio Familiar) de Rio Maior acompanha a família Marques há cerca de 4 anos. Durante este período foram vários os apoios e intervenções da equipa técnica, passando por um processo de desintoxicação alcoólica, o trabalho das capacidades parentais, reconstrução de uma habitação nova e adequada à família, entre outros.

Há 4 anos atrás, a família vivia numa casa arrendada, muito degradada, já sem condições para viverem e garantirem as condições básicas para a filha crescer saudavelmente. Tendo em conta as condições e o facto desta casa vir a ser demolida, a família tinha que encontrar uma solução. A situação económica da família também era difícil, pois o pai e a mãe estavam ambos desempregados…

A família tinha um barracão antigo que precisava de grandes obras para se tornar habitável, sendo um processo inviável naquela fase. Assim, com o apoio do PFF de Rio Maior, da Junta de Freguesia de Rio Maior, da população da freguesia de Arrouquelas e da Câmara Municipal de Rio Maior, a família conseguiu realizar o seu sonho: ter a sua própria casa. No próximo mês de julho comemoram o 3º ano da sua casa nova e a equipa do PFF partilhou o testemunho desta mãe, a dona Gabriela, com todo este processo: 

“Gostamos de tudo e de todo o apoio da equipa do PFF/ CAFAP. Desde o início deste apoio, achamos que mudou tudo. Desde o convívio à atenção que recebemos. Conseguimos mudar de casa, criei o meu cantinho! 
A família está mais unida, conseguimos passar mais algum tempo juntos.
O meu marido alterou os seus consumos de álcool. Se a equipa nos deixasse agora, eu ia atrás dela. Sabemos que teremos sempre o apoio da equipa, mesmo quando já não nos acompanharem e quando for preciso vamos lá bater à porta”
, conta emocionada. 

Em Portugal, foram mais de 130 as famílias que acompanhámos em 2017 através do PFF, onde estão inseridas 162 crianças e jovens. Para além desta família, o PFF de Rio Maior acompanha mais 49 famílias e 114 crianças. Também intervimos em Guarda e Oeiras.

*Os nomes foram alterados por questões de privacidade.