juventude
Bósnia e Herzegovina

"Sou imparável"

Uma jovem que se prepara para moldar o seu futuro

Una* não vai deixar que altas taxas de desemprego juvenil no seu país a desencorajem. Está a trabalhar na sua empregabilidade e capacidades para a vida e aproveitou uma oportunidade para adquirir experiência de trabalho.

Apesar da sua infância complicada, ela está confiante para alcançar os seus objetivos. Tem 17 anos e é uma jovem ativa, com muita dedicação, energia e idealismo. Ela vê-se como uma ativista e sente-se mais feliz quando pode ajudar os outros. Una veio morar numa Aldeia SOS em Sarajevo, quando tinha 15 anos. 
“Sempre quis ter uma família assim”, diz Una num inglês fluente. Antes, vivia apenas com o seu pai. "Esta família entrou na minha vida na hora certa."

 

Capacitação como investimento no futuro

Una sabe que está numa idade em que tem que começar a preparar-se para uma vida independente e preparar-se para o mercado de trabalho é uma das suas prioridades.

Nos últimos dois anos, ela participou numa série de cursos de empregabilidade e capacitação no YES Center, o Centro de Serviços de Capacitação da Juventude das Aldeias de Crianças SOS, em Sarajevo.

Os cursos abordaram temas como capacidades de comunicação e apresentação, gestão de  tempo, autoestima, redação de currículos, além de aulas de informática e alemão.

O investimento no desenvolvimento das suas competências e habilidades já valeu a pena. “Aprender no YES Center ajuda a encontrar um emprego. Isso vai tonar os jovens mais capacitados e prepará-los para o mercado de trabalho”, diz Una

Para complementar a sua educação, Una também faz trabalho voluntário. Ela faz parte de uma organização juvenil sem fins lucrativos que defende e apoia os jovens para incentivá-los a tornarem-se participantes ativos na vida pública. “Eu gosto de voluntariado. Fico feliz quando tenho chances de ajudar as pessoas e defendê-las. E mesmo que eu não seja paga, ganho experiência.” 

Apesar dos momentos difíceis durante a sua infância, Una acredita em si mesma.
"Eu tive muitos problemas na vida", diz Una, "mas depois de tudo o que passei, hoje sou uma pessoa forte. Super forte. Sei o que quero. Sou imparável!”

 

YES Center

A YES Center apoia jovens dos 15 aos 29 anos.

Os jovens que cresceram em Famílias SOS, em famílias nos Programas de Fortalecimento Familiar SOS e da comunidade local beneficiam de uma série de serviços, incluindo:
- Avaliações de competência e habilidades;
-Suporte em orientação de trabalho e procura de emprego;
-Planos de desenvolvimento individual;
-Acesso a cursos de formação profissional, idiomas e TIC;
-Capacitação nas áreas de comunicação e apresentação, gestão de tempo e autoestima.
-Capacitação e orientação para a autonomia.

 

Mais notícias