nepal jovens aldeias sos
NEPAL

Actor nepalês sonha em ganhar um Óscar

Rupesh Lama cresceu na Aldeia de Crianças de SOS Kavre, no Nepal. Desde muito jovem, começou a fascinar as outras crianças como contador de histórias fantásticas. A sua família SOS ria histericamente com as suas piadas e representações.

Rupesh transformou o seu talento inicial numa carreira de ator e agora, representa numa companhia de teatro em Katmandu. O seu sonho é um dia trabalhar no cinema e ser o primeiro ator nepalês a ganhar uma das maiores honras da atuação.

"O meu objetivo futuro é trazer um Óscar para o Nepal. Para que isso aconteça tenho de trabalhar muito e conseguir fazer um grande filme.” - Conta-nos Rupesh.

Para aqueles que viram Rupesh representar, tal como o seu jovem conselheiro Binod Mani Bhattarai, é um sonho que pode muito bem tornar-se realidade. Em 2017, Binod viu Rupesh representar na sua companhia de teatro, Hariyo Dhunga, uma peça sobre um refugiado bhutani.

“Quando o vi no palco, senti que ele pode trazer orgulho não apenas para as Aldeias de Crianças SOS, mas para toda a nação. Tenho certeza que um dia poderemos compará-lo com alguns dos melhores atores do Nepal". - Conta-nos Binod.

 

A promessa

Rupesh veio para a Aldeia de Crianças SOS em Kavre quando era menino, depois da morte do pai. A sua mãe casou-se novamente e abandonou-o e aos dois irmãos por razões que ainda hoje não consegue entender.

Ele adorava fazer piadas e entreter os amigos, inventando peças e atribuindo-lhes papéis diferentes.

Enquanto muitos jovens que cresceram numa Aldeia de Crianças SOS são gratos pela educação que receberam, para Rupesh - que estudou Literatura Inglesa na Universidade Tribhuvan em Kathmandu - é mais do que isso.

“Para mim, as Aldeias de Crianças SOS deram-me a oportunidade de descobrir e de me conhecer. Se não tivesse vindo para as Aldeias SOS, quem sabe como seria a minha vida. Poderia estar perambulando pelas ruas, pedindo dinheiro e talvez nunca tivésse descoberto o meu potencial." 

O que o motivou a tornar-se actor foi adorar encarnar um personagem. "Temos de viver essa personagem. Quando o fazemos, como atores sentimos muitas coisas e isso para mim é o que mais amo."

Para apoiar Rupesh no desenvolvimento das suas capacidades de representação, Binod - o coordenador da juventude - contatou alguém que ele conhecia pessoalmente no teatro. Sunil Pokhrel é um famoso artista e diretor de teatro nepalês que aceitou Rupesh na sua escola de atuação em 2016. Seis meses depois, Rupesh juntou-se ao grupo de teatro Gya-Discover Yourself e tem atuado com eles desde então.

Ás vezes, Rupesh visita as crianças nas Aldeias SOS, para uma aula de atuação. Numa visita, fez as crianças fingirem que eram penas, movendo-se graciosamente pelo ar.

Quando fala com os jovens da Aldeia de Crianças SOS, diz-lhes para aproveitar ao máximo cada oportunidade. “Temos uma segunda oportunidade de estar numa família. Não percas essa oportunidade. Ama a todos. Respeita tudo."

Mais notícias