O que dizem
sobre nós



   Marc Defretin   
 
Partner and Country Manager Generix Group
 


Conheci as Aldeias de Crianças SOS há 15 anos, em 2002, através de uma madrinha de 2 irmãos da Aldeia de Bicesse. Ela não podia ser madrinha do terceira irmão mais novo e decidimos com a minha mulher ser padrinhos deste rapaz de 7 anos. Reunimos na Aldeia de Bicesse com a Diretora da Aldeia, que nos apresentou o modelo das Aldeias SOS, e conhecemos o nosso afilhado e a sua mãe social. A partir desse momento, o nosso afilhado começou a passar fins de semana e férias connosco e iniciamos o nosso envolvimento com a Associação.

Foi um processo natural, sendo sócio individual da Associação, procurar também formas de ajudar a nível empresarial. Começamos por utilizar os postais de natal das Aldeias SOS como forma de donativo, nessa altura ainda enviávamos 800 postais por ano! Hoje enviamos muito menos postais, mas completamos este apoio pela encomenda de chocolates, através da parceria das Aldeias SOS com os Hotéis Real. Demos um passo maior há cerca de 5 anos, com a assinatura de um protocolo pelo qual a Generix Group Portugal tornou-se Empresa Amiga SOS, estabelecendo um compromisso de apoio financeiro duradouro e regular, e envolvendo comunicação de notícias e informações como tambem ações complementares com os nossos colaboradores, clientes e fornecedores.


O desenvolvimento de um apoio corporativo com as Aldeias de Crianças SOS é extremamente valorizante para a empresa, por um lado é uma ajuda financeira efetiva, não muito dispendiosa e claramente reconhecida pelos parceiros da empresa, por outro lado participa na motivação dos seus colaboradores, que se sentem diretamente envolvidos neste ato de responsabilidade social, nomeadamente através da participação na referidas ações complementares. Recomendo às empresas interessadas que solicitem uma reunião com as Aldeias de Crianças SOS, por forma a melhor conhecer esta Associação e para, em conjunto com ela, definir o seu modelo e ações de apoio corporativa.


 



  Pedro Fonseca  
 
CEO Remax Latina

 

Conheci na rua, no ano passado. Uma colega vossa abordou-me num dia em que estava cheio de pressa e, enquanto comi uma sopa, em 15 minutos, ela falou comigo. Gostei muito do que me disse sobre o projeto e, numa frase, ela captou a minha atenção. Para quem é pai de cinco filhos, tocou-me muito este projeto. “Onde é que eu assino?”, perguntei. Assim começou a minha amizade com as Aldeias. Foi uma espécie de amor à primeira vista!

Depois referi que, enquanto empresa, também gostaria de apoiar. E atualmente podemos dizer que já temos uma caminhada juntos, e queremos continuar…

Costumo pensar no meu trabalho em função de quatro pilares. Quer as empresas quer as pessoas que delas fazem parte têm de ter competências e recursos; mas estes de nada nos valem se não agirmos, se não fizermos algo com eles; depois é preciso agir, fazer algo com essas ferramentas; temos ainda que nos relacionar com o outro, com colegas, amigos, parceiros, fornecedores e, por fim, eu tenho que fazer parte de algo muito maior, que transcende tudo isto. Com esta parceria eu recebo muito mais do que dou! Eu acredito nisto e que se passar isto à empresa e aos clientes fará com que todos recebam mais do que darão. Quando fui à Aldeia SOS de Bicesse, regressei deprimido. Caiu-me o mundo em cima! Senti até alguma culpa. Se pudermos dar alguma coisa, um conforto a estas crianças, temos que o fazer. Os nossos problemas do dia-a-dia relativizam-se quando conhecemos estas realidades e estas crianças...


Nós temos vários pontos em comum. Primeiro o contacto e empatia que temos sentido. Depois, a nossa missão da empresa é ajudar as famílias em fase de mudança: ou porque casam, ou porque nasce um filho, ou porque se separam, ou perderam um familiar … isto “casa” muito bem com “amor e um lar para cada criança”. As pessoas que trabalham connosco, os clientes também são Mães e Pais e este tema diz-lhes também muito.


Queria muito que cada agente fosse Amigo SOS! Todos juntos daremos uma ajuda maior. Atualmente temos 300 agentes mas estimamos que daqui a três anos seremos muitos mais. E queremos a perspetiva da continuidade. Ajudar todos os dias enquanto empresa, são este tipo de amigos que a associação precisa. Nós queremos semear estes gestos e fazer com que outros façam também!


Faria um convite. Convidava as pessoas a experimentarem ir à procura da melhor versão deles próprios. E diria que cada pessoa participasse com aquilo que pudesse. Aqui sinto que por cada euro que dou, recebo 100 vezes aquilo que dou. Não é quantificável o que eu recebo, é tremendamente superior ao que dou!!


 



 Elmar Derkitsch 
 
General Manager Marriott Hotels
 


Parte integrante da cultura corporativa da Marriott e da estratégia de responsabilidade social, passa por apoiar instituições de solidariedade locais e globais através de contribuições financeiras, doações de produtos e serviços e voluntariado em todo o mundo. 
Pelas diversas atividades que as Aldeias SOS desenvolvem em prol de crianças e jovens que se encontram em situação vulnerável, a  Marriott Internacional tem o maior prazer e honra em apoiar esta instituição na Europa e Portugal não é uma é exceção.


Todas as ações que desenvolvemos fazem parte do compromisso da Marriott International através do programa “Spirit to Serve”.
Através da nossa parceria de colaboração procuramos ajudar a crescer e desenvolver as 3 Aldeias de Crianças SOS em Portugal, de forma a que possam responder às  crescentes demandas sociais,  ajudando assim crianças, jovens e famílias em risco.


Uma das ações que desenvolvemos recentemente foi a operação “You Eat, We Give” que faz parte do programa “World of Opportunity”, uma iniciativa Europeia da Marriott. Através deste programa, o Lisbon Marriott doou  1€ por cada almoço ou jantar servido no seu restaurante, às Aldeias de Crianças SOS, como apoio aos seus Programas para a Juventude, tendo sido angariados um total de 4.172.00€.

No âmbito do Portugal Business Council – um programa de responsabilidade social corporativa da Marriott, os 10 hotéis Marriott em Portugal voluntariaram-se para oferecer uma estadia de fim-de-semana aos jovens das Aldeias SOS de Bicesse, proporcionando experiências únicas às familias nos vários hotéis de norte a sul do país.
 
Recentemente, o Portugal Business Council  também realizou a 1ª Edição da “Corrida de Beneficiência Marriott International Portugal” no Penha Longa Hotel. Esta corrida teve como principais objectivos angariar fundos para as Aldeias de Crianças SOS de Bicesse  e financiar o “Sonho do Rafael”, um jovem que ambiciona  ser Chefe de Cozinha.


Apenas posso salientar  o trabalho fantástico desta Instituição, cuja preocupação primordial é integrar crianças em risco num ambiente familiar, ao invés de as institucionalizar. As Aldeias SOS dão a estes jovens uma mãe e oferecem-lhes uma vida em tudo similar ao que uma criança normal tem quando vive com os pais.

Por último, gostaria ainda de deixar um convite para que as empresas interessadas visitem as Aldeias SOS e fiquem a conhecer melhor o trabalho que realizam.


 
Entre em contacto connosco através de
Tel: + 351 213 616 950


marketing@aldeias-sos.org
/* pageName= o que dizem sobre nós pagePrefix= breadCrumb=Como ajudar? / EMPRESAS SOS / o que dizem sobre nós mainDomain=aldeias-sos.org langIdentifier=PT,pt */