Workshops de fotografia e culinária

13.05.2014 -
Fundado em 2006, o GIS (Gabinete de Intervenção em Saúde), é um projeto da responsabilidade da Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) que tem como missão a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens em diversos contextos sociais.
 
Desde a sua criação, foi promovida uma colaboração estreita e regular entre a equipa de psicólogos do GIS e a Aldeia de Crianças SOS de Gulpilhares.
 
Este ano letivo ficou marcado pelo início de uma nova iniciativa dinamizada pelo GIS: InPacto, programa de promoção da autonomia e da cidadania destinado aos jovens da Aldeia de Crianças SOS de Gulpilhares. No âmbito deste programa, foram organizadas algumas atividades juntos dos mais novos que se materializaram em dois workshops.
 
O workshop de fotografia pretendeu explorar temáticas como a criatividade e a reciclagem, e permitiu que o grupo do InPacto ensinasse os participantes a construírem a sua própria máquina fotográfica a partir de materiais que todos temos em casa.


Já o workshop de culinária criou um momento de aprendizagem e descoberta coletiva, tendo os jovens assumido a postura de chefes de cozinha por um dia ao mesmo tempo que ensinaram os mais novos a confecionar uma refeição. A ementa, saudável mas saborosa, englobou sopa de legumes, strogonoff de peru acompanhado de arroz branco e, como sobremesa, crepes de fruta.
 
Nestas atividades, as primeiras de muitas a realizar futuramente, foi notório o empenho e responsabilidade do grupo e os objetivos do InPacto foram atingidos: promoveu-se a autonomia e a cidadania, ao mesmo tempo que se criou um ambiente de partilha e criação que envolveu todos os participantes.
Na Aldeia SOS de Gulpilhares, o InPacto do GIS teve impacto!