Visita da Secretária de Estado

Aldeia de Crianças SOS da Guarda

22.03.2016 -
visita-secretaria-estado-guarda

No passado dia 3 de março, recebemos a Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes (que tem sobre a sua tutela as respostas sociais de apoio à infância) juntamente com membros do seu Gabinete, o Vice-Presidente da Câmara da Guarda, o Presidente do Centro Distrital da Segurança Social (CDSS) da Guarda e representantes de várias IPSS e entidades locais.

A Direção e a equipa da Aldeia SOS da Guarda prepararam com carinho esta receção, que teve a particularidade de selecionar como cicerone da visita uma das crianças da Aldeia, que deu um impressionante testemunho da forma como uma criança com algum grau de deficiência, é acolhida e apoiada nas Aldeias SOS, na escola e em várias instituições de suporte especializado da rede local (nomeadamente pela ACAPO onde a Secretária de Estado foi Presidente Nacional).
 
A Aldeia SOS da Guarda, que este ano celebra 30 anos, teve também a feliz iniciativa de oferecer à ilustre convidada um texto com a apresentação da missão da nossa Associação, em Braille. Durante a visita, entre outros temas, abordámos o ainda inexistente apoio pela Segurança Social aos três Programas de Fortalecimento Familiar, no que fomos secundados pela Presidente do CDSS da Guarda que gostaria muito de poder ver apoiado o seu primeiro Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) na cidade da Guarda.

Durante a visita e no almoço que se seguiu, referimos também outras formas diferenciadas de intervenção das Aldeias: iniciativas de formação e integração social de jovens (programas e projetos de autonomia, formação e estágios profissionais e empreendorismo), Residência Sénior Arco-Íris e a Loja Solidária, ambos no concelho de Cascais.