Jovens Empreendedores com Futuro

Uma oportunidade - Um desafio

05.03.2015 -
jovens empreendedores com futuro

O JEF é um projeto piloto, iniciado em Novembro de 2014, que pretende desenvolver competências organizacionais das Aldeias de Crianças SOS com vista à autonomização dos jovens para a vida ativa. É apoiado pelo programa Cidadania Ativa, da Fundação Calouste Gulbenkian, através do Mecanismo Financeiro EEE (EEA Grants - Islândia, Liechtenstein, Noruega).
 
Ter uma atitude empreendedora e agarrar as oportunidades, é a proposta JEF feita aos jovens, uma ferramenta pedagógica para estruturar e implementar o seu projeto de inserção na vida ativa, um motor de desenvolvimento de competências empreendedoras, úteis em todas as circunstâncias da vida.
 
A linha orientadora geral do projeto é a capacitação dos jovens das Aldeias SOS para a empregabilidade e empreendedorismo através de encontros semanais e atividades formativas, ao longo de um ano, assentes na metodologia learning by doing - aprender fazendo, em ordem à capacitação pessoal, social e à construção de um projeto (análise de ideias e oportunidades, definição de objetivos, planeamento, angariação de recursos, execução, monitorização e avaliação).
 
Promover o espírito empreendedor através da aprendizagem, formal ou informal, é aliás, uma forte tendência mundial, no sentido de contrabalançar a forte redução do emprego por conta de outrem para uma sociedade empreendedora geradora de autoemprego.
                       
A nível interno tem-se em vista envolver e capacitar os jovens SOS para a sua autonomização e preparar cinco técnicos e cinco voluntários-mentores, para a execução e replicação futura da metodologia JEF, com base no Manual de Apoio à Capacitação de Jovens (a elaborar no projeto). A médio-longo prazo pretende-se incutir esta metodologia na estratégia pedagógica das Aldeias. Um objetivo transversal é abordar e sensibilizar os jovens para as questões de xenofobia, racismo e bullying.
 
A nível externo, o JEF almeja apoiar o fortalecimento da relação e a articulação com empresas (Lojas Francas de Portugal e Generix Group, empresas parceiras oficiais do JEF, e outras empresas colaborantes), em ordem a dar a conhecer aos Jovens as realidades organizacionais, e a participar no desenvolvimento e posterior comercialização de produtos/serviços criados pelos jovens nas Aldeias. A médio-longo prazo espera-se aumenta e concretizar oportunidades de integração dos jovens em Formação em Contexto de Trabalho, Estágios e Oportunidades de trabalho no meio empresarial e no mundo do trabalho.
 
Prevê-se ainda o envolvimento com diversas instituições na angariação de recursos e exposição e comercialização dos produtos/serviços em espaços e eventos locais. Na fase final, os jovens irão apresentar a sua experiência JEF (os resultados e aprendizagens alcançados), com vista a sensibilizar a comunidade escolar para as atividades de preparação da autonomização para a vida ativa nomeadamente o empreendedorismo.
 
 
O JEF, mês a mês
 
No primeiro Workshop para Técnicos e Voluntários Mentores, a 23 de Janeiro, feito o enquadramento do projeto e apresentados os seus objetivos, partilharam-se as expectativas acerca do envolvimento, funções e dimensões do acompanhamento aos jovens por toda a equipa JEF. Apresentou-se ainda o cronograma inicial, tendo-se articulado as várias datas de:
 
- Atividades formativas com Jovens (7)  
- Encontros de acompanhamento com os Jovens (semanais)
- Atividades de comercialização
- Visitas às Empresas parceiras e colaborantes (3)
- Atividades de apresentação dos resultados JEF nas Escolas
- Workshops com Técnicos e Voluntários – Mentores (3)
- Seminário (lançamento do Manual)/Mostra Final
 
Semana a semana, os Jovens Empreendedores com Futuro foram-se integrando neste programa de capacitação. No primeiro encontro semanal, os cinco grupos de Jovens assumiram a sua responsabilidade e vontade na participação no JEF.
 
Além da informação divulgada no site das Aldeias - JEF, poderá também acompanhar esta iniciativa na próxima edição da revista trimestral, onde daremos conta de como estão a decorrer as atividades e encontros com os Jovens.
 
O projeto Jovens Empreendedores com Futuro está no terreno e contamos com o apoio de toda a família e amigos das Aldeias SOS.
 
Avelino Pinto
Coordenador JEF


Com o apoio: