Aldeias de Crianças SOS inauguram 3º Programa de Fortalecimento Familiar

Cerimónia de Inauguração Oficial | Oeiras, 15 Maio

13.05.2015 - As Aldeias de Crianças SOS viabilizam um projecto de vida no seio de uma família para cada criança, para que todas as crianças possam crescer felizes e integradas na sociedade.
fortalecimento familiar oeiras

A cerimónia inaugural teve lugar no dia 15 de Maio, Dia Internacional da Família, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oeiras. A cerimónia que contou com a brilhante participação do Coro "Pequenos Cantores de São Bruno" foi presidida pela Sra. Vereadora da Ação Social e da Saúde da Câmara Municipal de Oeiras, Dra. Marlene Rodrigues. Na cerimónia intervieram também o Eng. Filipe Carnall, Presidente do Conselho Directivo da Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal, o Dr. Pedro Borralho, Coordenador do Programa Fortalecimento Familiar das Aldeias SOS, o Dr. João Belo, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Oeiras e ainda o Dr. Paulo Macedo, Secretário-Executivo da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.



Todos os oradores convergiram na importância para o Concelho de Oeiras da resposta preventiva do Programa de Fortalecimento Familiar das Aldeias SOS. Procura-se através da capacitação parental, melhorar significativamente  a qualidade das relações familiares, reforçar o apoio proporcionado pela Sociedade Civil e instituições públicas e permitir manter unidas famílias com graves risco de desestruturação. Com esta atuação visa-se operar mudanças que permitam às famílias evitar que as suas crianças sejam sujeitas à sempre difícil experiência da institucionalização ou adopção. O Programa de Fortalecimento Familiar SOS propõe-se ainda acompanhar o regresso de crianças às famílias de origem, após terem passado por instituições de acolhimento.

A equipa, constituída por três elementos, um dos quais, cedido pela Câmara Municipal de Oeiras, terá a sua sede no Centro Comunitário do Alto da Loba, em Paço de Arcos, e desenvolverá a sua atividade de capacitação parental e aconselhamento naquele espaço e nas casas das famílias inscritas.  



A Associação conta já com dois programas existentes, nas cidades da Guarda e Rio Maior, ambos criados em 2011.

Funcionando como uma resposta complementar e alternativa ao acolhimento, a atuação do Programa de Fortalecimento Familiar é suportado num protocolo de cooperação a nível nacional estabelecido com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco.

Para dar continuidade à missão da Associação “Amor e um lar para cada criança”, o programa funciona como um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial. Os técnicos instruem e capacitam as famílias, de modo a promover e reforçar as dinâmicas relacionais, mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias, que permitam a melhoria do desempenho da função parental.

Esta é mais uma medida que vem cristalizar a missão das Aldeias de Crianças SOS no alargamento geográfico desta atuação junto das famílias disfuncionais. Atualmente, os Programas de Fortalecimento Familiar de Rio Maior e da Guarda apoiam 63 crianças integradas em 33 famílias.