Conheça Franco, 17 anos, que foi ao Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

27.07.2017 - Terminou no dia 19 de julho, o "High Level Political Forum on Sustainable Development" (HLPF - Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável) das Nações Unidas, que começou no dia 10 de julho, em Nova Iorque.


As Aldeias de Crianças SOS, membro consultivo da ONU desde 1995, foram representadas nesta reunião, por:

• Franco Lumán, 17 anos, que cresceu numa Aldeia SOS do Chile;
• Alejandra Riveros, uma conselheria de advocacia das Aldeias de Crianças SOS Chile;
• Stefan Van Der Swaluw, Diretor de Programas e Financiamento Institucional das Aldeias de Crianças SOS Holanda;
• Sofia García García, representante das Nações Unidas, das Aldeias de Crianças SOS. 
O objetivo deste Fórum era verificar os progressos feitos pelos países em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este ano, o evento foi organizado sob o tema: “Erradicar a pobreza e promover a prosperidade num mundo em mudança”. 

As Aldeias de Crianças SOS Internacional reforçou novamente que todas as crianças devem ser consideradas e todas elas contam! O número de crianças não registadas em todo o mundo é desconhecido, mas é medido em milhões. Alejandra Riveros pediu que os governos garantissem políticas e medidas adequadas à proteção de crianças vulneráveis.

Participação de Franco
Franco, jovem de uma Aldeia SOS do Chile, apelou para que o desenvolvimento e as políticas sociais tenham em consideração as necessidades e aspirações dos mais novos, focando a igualdade de oportunidades para todos, a fim de se destruir o ciclo de pobreza e de exclusão, para que as gerações futuras possam significar, com igualdade, ativos membros na sociedade.

Ele reforçou ainda a necessidade de haver maior consciência para a situação enfrentada por aqueles que estão a crescer em famílias de acolhimento ou em unidades de cuidado alternativo, ou seja, que foram separados das famílias biológicas. 

Veja o video sobre a história de Franco, aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=MmpBjewprik  

A propósito do HLPF, foi lançado o último documento informativo das Aldeias de Crianças SOS Internacional: "THE CARE OF CHILDREN IN DATA", que ilustra os testemunhos, as lacunas e as sugestões de soluções para que todas as crianças contem! Leia aqui esta publicação: http://www.sos-childrensvillages.org/…/sustainable-developm…