Interior ao Pedal

Presidente da República felicitou participantes

14.08.2016 - O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de felicitações aos jovens ciclistas que participaram na iniciativa “Interior ao Pedal”, um projeto das Aldeias de Crianças SOS Portugal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, e que teve o seu início no passado dia 20 de julho em Rio de Onor.
interior ao pedal
 
interior ao pedal
 
“Caros jovens ciclistas,

Tendo acompanhado o relato da vossa viagem pelo “interior ao pedal” e na impossibilidade de saudar pessoalmente tão valente iniciativa à chegada a Faro, quero enviar o meu mais sentido voto de felicitações a todos os que a realizaram.

Foi seguramente uma viagem difícil, porque fisicamente desafiante, mas será sobretudo uma viagem que fica como exemplo de persistência e superação de um grupo de jovens que atravessou Portugal, de Norte a Sul, pelos caminhos do interior. É com exemplos como o vosso, que se moldam gerações mais conhecedoras de um país que é de todos, e também se moldam caracteres mais preparados, porque sabedores, para enfrentar os desafios de amanhã.

Os meus parabéns agora que conseguiram concretizar o projeto a que se propuseram.

Marcelo Rebelo de Sousa”
 
Depois deste grande desafio, com muito sacrifício para toda a equipa, a mensagem inspiradora e motivadora do nosso Presidente, foi um estímulo para continuarem na senda de novas vitórias pessoais e consolidação do espírito de equipa. Foi sobretudo graças a este espírito de entreajuda que todos conseguiram superar as dificuldades de um terreno por vezes muito acidentado, um calor abrasador e também algumas avarias mecânicas para atrapalhar ainda mais. Graças a Deus que não se registaram acidentes pessoais de maior e que a equipa coordenadora soube planear bem e precaveu-se levando consigo os primeiros socorros necessários. 

Segue-se o testemunho do Mário Rui Baudoin, Diretor da Aldeia de Crianças SOS de Bicesse, que acompanhou os jovens durante todo o percurso. 

"Depois de muita pedalada, chegámos finalmente a Faro. O desempenho, esforço e capacidade de adaptação de todos, foi a motivação que nos levou, como grupo, nesta viagem de 1000km pelo interior de Portugal. Já se fala de novos projetos que neste momento cheiram a sonhos, caberá a nós a responsabilidade dos concretizar e ficará da responsabilidade das crianças fazer com que aconteçam não desistindo deles. 

Hoje sinto-me um pouco emocionado, não sei se é saudades da familia ou por ter terminado estes dias com um sucesso maior que o esperado. Partilho com vocês esta etapa na vida das Aldeias SOS, sabendo que gostaríam de estar aqui com as crianças e ver o quanto cresceram física e mentalmente. Fica neste momento o desafio de continuar este trabalho na Aldeia.
 
Obrigado por acreditarem neste projeto. 
Mário e os GIGANTES."


pedalar portugal

Os nossos agradecimentos a todos os autarcas dos Municípios e Freguesias por onde passámos; Direções de Misericórdias e Seminários locais; Diretores de escolas, pavilhões gimnodesportivos e piscinas municipais, pela hospitalidade e grande simpatia. Todos foram inexcedíveis na forma como nos apoiaram: na pernoita, utilização de balneários, refeições, permitir em períodos de descanso e de muito calor, o acesso a belíssimas piscinas municipais e a praias fluviais. Todos zelaram para que o essencial não faltasse aos participantes desta iniciativa das Aldeias de Crianças SOS.

Uma palavra final para expressar a maior gratidão por parte de todos os participantes do Interior ao Pedal e dos membros do Conselho Diretivo das Aldeias de Crianças SOS de Portugal ao Sr. Presidente Marcelo Rebelo de Sousa pelo acompanhamento e pelo apoio muito precioso que nos deu ao divulgar esta iniciativa do Interior ao Pedal durante as suas visitas ao Interior do País. Muito reconhecidos e agradecidos endereçamos ao Sr. Presidente da República as maiores felicidades à frente dos destinos do nosso País e de todos os Portugueses.